TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Fisica

Casos: Trabalho De Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

POLO BOA VSITA/ RR

PORTFÓLIO BIOQUIMICA

VICENTE BUENO DE FREITAS NETO

Boa Vista- RR 11 de março de 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

POLO BOA VSITA/ RR

PORTFÓLIO BIOQUIMICA

Trabalho apresentado pelo Docente Vicente Bueno de Freitas Neto, Matricula 1170286, para obtenção da nota em participação de atividades referente a disciplina de Bioquímica do curso de Graduação em Educação Física,

Boa Vista- RR 11 de março de 2015

ATIVIDADES

1) Escolha três compostos orgânicos e três inorgânicos e descreva suas características químicas e suas funções na célula animal.

Compostos orgânicos de grande relevância para saúde humana:

Os compostos orgânicos são formados por cadeias de átomos de carbono ligados entre si ou a outros elementos químicos. Essas substâncias são muito importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.

Lipídios: Os lipídeos popularmente chamados de “gorduras” são formadores ácidos graxos. Os ácidos graxos representam compostos de importância farmacológica, pois participam de reações inflamatórias que podem estar relacionadas à resistência imunológica, distúrbios metabólicos e doenças neoplásicas. Segundo recentes estudos os ácidos graxos insaturados são muito importantes na dieta humana, sendo que os mais representativos são o linoleico e o linolênico pertencentes à família do ômega 6 e ômega 3, respectivamente. Eles não são sintetizados endogenamente pelos humanos e por isso são considerados ácidos graxos essenciais para saúde. Eles desempenham importantes funções nos processos metabólicos do organismo humano. O ácido linolênico pode auxiliar no tratamento dador crônica, depressão, ansiedade e suas consequências.

Glicose: A glicose é um carboidrato (glicídio) classificado como monossacarídeo ou ose, pois não sofre hidrólise. A glicose também é o açúcar mais comum que circula no sangue em nossas veias, sendo, portanto, chamado de açúcar.Quando nos alimentarmos, o organismo digere os alimentos e absorve certos nutrientes necessários para nos fornecer energia, sendo que um deles é a glicose, que é absorvida principalmente pelas células do intestino delgado e levada posteriormente para a corrente sanguínea. A concentração adequada de glicose no sangue deve ser de cerca de 70 a 110 mg para cada 100 mL. Essa regulagem é feita por meio da produção de um hormônio denominado insulina, que é o responsável por facilitar a entrada da glicose em tecidos do corpo.

Vitaminas: São micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Embora as vitaminas sejam substâncias essenciais ao organismo, a maioria dos animais não consegue produzi-las em quantidade suficiente, ou não as produz. Por esse motivo, a ingestão de alimentos que as contenham é necessária. s vitaminas são classificadas conforme substâncias que as dissolvem. São lipossolúveis, solúveis em gorduras, as vitaminas A, D, K, armazenadas no fígado, e a vitamina E, que é distribuída para todos os tecidos de gordura no corpo.

Compostos inorgânicos de grande relevância para saúde humana:

Água: É a substância mais abundante na natureza e nos seres vivos e Participa em todos os processos vitais, toma parte nas reações celulares, serve como solvente e como veículo de transporte de materiais no interior dos organismos vivos. Na espécie humana encontra-se na proporção de 70%. Atua na manutenção do equilibrio osmótico dos organismos em relação ao meio ambiente. Além disso, age como regulador térmico, devido ao seu elevado calor especifico, não permitindo bruscas variações de temperatura(homeostase).

Ferro: ferro é fundamental para que diversas reações químicas no nosso corpo aconteçam. Um nutriente fundamental, que não podemos ficar nem mesmo poucos minutos sem ele, se chama oxigênio. Quem o transporta são as nossas células vermelhas (hemácias). O oxigênio é fundamental para que o alimento possa ser transformado em energia. Entretanto isto não aconteceria sem o ferro presente. O ferro faz parte das hemácias, e isso quer dizer que o transporte do oxigênio pode ficar comprometido na deficiência de ferro, pois a quantidade de células vermelhas presentes no sangue fica diminuída.

Magnésio: O magnésio é um mineral encontrado nos alimentos com várias funções importantes no organismo, como a contração muscular. Pois para fisiologia muscular ele melhora o desempenho físico, preveni a osteoporose, porque ajuda a produzir hormônios que aumentam a formação do osso; além disso, ajudar a controlar a diabetes, porque regula o transporte do açúcar, diminuindo o risco de doença coronária, pois pode baixar a acumulação de placas de gordura na parede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com