TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em equipe

Resenha: Trabalho em equipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Resenha  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho coletivo como elemento desencadeador do processo de gestão democrática: a materialização da ação na consolidação do planejamento participativo e do projeto politico pedagógico.

Devanir Maria de Lima

A escola em quanto local de trabalho coletivo, materializa seus processos democráticos à partir da estruturação das situações de participação da comunidade na definição dos objetivos e das ações nas organizações escolares, ou seja não se pode negar a importância da participação como elemento propulsor dos processos de trabalho em espaços democráticos.

A consolidação desse processo de gestão democrática se estabiliza na construção do projeto politico pedagógico (PPP) o qual delineia de forma coletiva a competência principal do educador e de sua atuação na escola. É a materialização do PPP que garantirá efetivamente a participação coletiva dos sujeitos que compõe a organização no processo de planejamento da instituição.

A ideia de projeto, de projetar a escola - organização, se efetiva na ação da escola democrática pelo fato de que se recusa a considerar a escola como um modelo ideal, pronto e acabado, um modelo ideal, e não flexível (Oliveira, et.al,2005,p.40).

O processo de planejamento participativo possui alguns elementos norteadores de sua produção, a saber: a autoridade, a qualidade, a participação, a autonomia, a democracia e a igualdade.

Segundo Oliveira (et.al,2005) a autoridade é o principio que jamais deve ser confundido com o autoritarismo. No sentido aqui discutido, a autoridade é um valor é um valor, é uma garantia de liberdade abertura.

Na contemporaneidade, todos os sujeitos da escola são convidados a partilharem seus saberes, suas histórias de vida, a contribuírem de fato e de direito com o planejamento da organização da qual são parte e não sujeitos a parte.

Com base neste novo modelo pedagógico possibilitou o trabalho coletivo um novo conceito escolar de forma democrática planejada, organizada e necessária para o novo modelo de escola.

Em busca da superação da fragmentação, busca-se religar os saberes (componentes curriculares), de forma interdisciplinar, preocupados em tecer um currículo para a liberdade e a criação, rompendo os muros que separam escola e vida, pois a escola e vida, pois escola que atende a contemporaneidade configura-se como um espaço tempo de convergência das múltiplas experiências, um espaço de preparação e criação de conhecimentos, de reinvenção das relações, das formas de planejar, das formas de passar sua existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com