TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabaíú

Tese: Trabaíú. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  Tese  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  234 Visualizações

Embora seja um país predominantemente quente e úmido, o Brasil não se apresenta como um todo homogêneo. Áreas mais quentes, mais úmidas, menos quentes, semiúmidas e até quentes e secas (semiáridas) constituem diferentes domínios climáticos.

Dentre os principais fatores que explicam o clima brasileiro, pode-se destacar:

a) Predomínio das terras brasileiras em baixas latitudes.

b) Situação do relevo, com predomínio de depressões e planaltos, sem grandes altitudes.

c) A atuação predominante do sistema de ar quente intertropical - massas de ar tropicais e equatoriais - na maior parte do Brasil durante o ano. Esse fator, correlacionado com a latitude e a altitude, explica a razão de a maior parte dos domínios serem principalmente quentes, com exceção do domínio subtropical. Compare os dois mapas das massas de ar. Observe que a mEc, a mEa e a mTc atuam mais no verão, pois têm sua ação atenuada no inverno pela expansão da mTa e da mPa.

O comportamento médio da atmosfera brasileira é consequência dos avanços e recuos dessas 5 massas de ar: 2 equatoriais, 2 tropicais e 1 polar.

A mEc - Equatorial Continental - é a massa de ar quente e úmido que domina a Região Norte, boa parte do Centro-Oeste e parte do Nordeste. Sua área de origem é a Amazônia, daí sua importância no transporte da umidade produzida pela evapotranspiração local. Esse domínio se dá na maior parte do ano e é menos acentuado durante o inverno austral.

Os ventos alísios que deslocam as massas de ar Equatorial

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com