TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABA EM GRUPO TERCEIRO SEMESTRE UNOPAR

Por:   •  31/5/2013  •  4.471 Palavras (18 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 18

1 Introdução

Vivemos cercados por uma quantidade imensa de informações, tão grande que não podemos deixar de pensar, o quanto a estatística nos é útil e o quanto esta ciência vem se apresentando como uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões.

Com a globalização, o mundo vem sendo objeto de profundas e aceleradas transformações econômicas, políticas e sociais (culturais) que têm levado os gestores a adotarem estratégias diferenciadas e criativas para elevar a qualidade de suas Empresas.

Estas transformações estão ocorrendo em grandes escala, em um processo jamais visto de globalização dos mercados, de formação de blocos econômicos regionais, com uma rapidez de inovações tecnológicas que na somatória resulta um cenário extremamente desafiador para a competitividade das empresas.

Este trabalho tem por objetivo destacar a importância da estatística na gestão das empresas e no mundo globalizado, a valorização do indivíduo no contexto laboral e os aspectos culturais que influenciam o comportamento humano dentro das organizações.

1 – A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Sim, pois a distribuição de probabilidades é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento. Por exemplo, uma empresa pode ter uma distribuição de probabilidade para a mudança nas vendas dadas uma campanha de marketing específica, pode também ser usado para criar análises de cenários aplicando distribuições de probabilidades para indicar vários, teoricamente possibilidades distintas para o resultado de um determinado curso de ação ou evento futuro. Por exemplo, uma empresa pode criar três cenários no seu planejamento: o pior caso, provável e melhor caso. O cenário de pior caso deverá conter um valor a partir da extremidade inferior da distribuição de probabilidade, o cenário mais provável conteria um valor para o meio de distribuição, e na melhor das hipóteses, conteria um valor na extremidade superior do cenário.

Um uso prático para distribuições de probabilidade e análise de cenários no negócio é de prever níveis futuros de vendas. É essencialmente impossível prever o valor exato de um nível de vendas futuras, no entanto, as empresas ainda precisam ser capazes de planejar eventos futuros. Usando uma análise de cenário com base em uma distribuição de probabilidades pode ajudar uma empresa a armação seus possíveis valores futuros em termos de um nível de vendas e um provável cenário de pior caso e melhor caso. Ao fazer isso, a empresa pode basear seus planos de negócios no cenário provável, mas ainda estar ciente das possibilidades alternativas.

Além de prever níveis futuros de vendas, distribuição de probabilidade pode ser uma ferramenta útil para avaliar o risco. Considere, por exemplo, uma empresa pensando em entrar em uma linha de novos negócios. Se a empresa precisa gerar R$ 500.000,00 em receita, a fim de quebrar mesmo e sua distribuição de probabilidade diz que há uma chance de 10 por cento que a receita será menor do que R$ 500.000,00 a empresa sabe mais ou menos o nível de risco que está enfrentando se decidir perseguir essa nova linha de negócios.

Os exemplos acima são apenas algumas aplicações.

2 - O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística?

Não, pois crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos pelos gestores dentro das organizações.

As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas de racionais decisões.

Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhores suas metas, avaliar suas performance, idedentificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

Na prática a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências.

O campo é bastante amplo nas empresas públicas ou privadas. O estatístico tem papel importante ao trabalhar em conjunto com dirigentes (diretores, gerentes,...) nos setores da empresa (venda, compra, produção, serviço,...), em áreas de planejamento financeiro e de produção, aplicando métodos estatísticos no controle de qualidade de produtos.

Muitas áreas tem requerido a participação efetiva de Estatísticos, para orientar, planejar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com