TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de Rabdomiólise

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

                                     TRATAMENTO DE RABDOMIÓLISE

 O objetivo primário é a prevenção de fatores que potencializam a IRA, isto é, depleção de volume, obstrução tubular, acidúria e liberação de radicais livres.

- HIDRATAÇÃO VIGOROSA: mais importante tópico do tratamento; tentar obter um fluxo urinário constante através da administração de fluidos. O sequestro de líquidos pelo músculo lesado pode resultar em hipovolemia e deve ser prevenido; o volume de fluidos necessário não é bem determinado pela literatura, mas recomenda-se inicialmente 1 a 2 L/hora. A necessidade de volume pode ser maior que 12 L ao dia para manter o fluxo urinário adequado. Após o início da diurese, a reposição volêmica necessária é de 100 a 200 ml/hora.

- ALCALINIZAÇÃO DA URINA: recomenda-se manter o pH urinário acima de 6,5. Isso ajuda a corrigir acidose, prevenir a precipitação de mioglobina nos túbulos e reduzir o risco de hipercalemia.

-  Prescrever  140 mEq de bicarbonato de sódio em 1 L de soro glicosado ou água destilada (hidrata e alcaliniza ao mesmo tempo).

-  Velocidade de hidratação:  1,5L por hora inicialmente até a obtenção de fluxo urinário adequado : considerado como mínimo de 200-300 ml/hora.

-  Bolus de 100 mEq de bicarbonato a 8,4% pode ser adicionado com o intuito de otimizar:

   - ph urinário.

   - Em pacientes com hipocalemia significativa (K < 3 mEq/L, Ph < 7,50 ou bicarbonato > 30 mEq/L), deve-se evitar o uso de bicarbonato.

- MANITOL: após a obtenção de fluxo urinário adequado, pode ser adicionado manitol ao regime de administração de fluidos. O manitol aumenta o fluxo sanguíneo renal e a taxa de filtração glomerular; é um agente osmótico que ajuda na mobilização de líquidos do compartimento intersticial, desta forma diminuindo o edema muscular. Manitol é um diurético osmótico que previne a obstrução tubular por mioglobina e funciona como “escavador `` de radicais livres.

  Manitol a 10 % : velocidade de infusão de 15-45 ml/h (média de 2-5g de manitol /hora; máximo de 120g/dia). Usar apenas em pacientes com monitorização adequada devido ao risco de depleção volêmica significativa.

- DIÁLISE: apesar do tratamento, muitos pacientes evoluem com doença renal grave. Nesses casos, hemodiálise ou hemofiltração são as modalidades de escolha. Acredita-se que haja recuperação da função renal na maioria dos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com