TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento do câncer na Bahia

Artigo: Tratamento do câncer na Bahia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Artigo  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Tratamento do câncer na Bahia.

Câncer é o nome genérico dado a mais de cem doenças. Essas doenças relacionadas ao câncer tiveram suas primeiras referências na Grécia e no antigo Egito e seu tratamento se limitava a retirada cirúrgica dos tumores.

O câncer apresenta-se de diferentes formas e tem em comum o fato de apresentar multiplicação celular desorganizada e descontrolada e a capacidade de disseminação das células malignas (metástase).

Atualmente, muitas pessoas ainda recebem o diagnóstico da doença como sentença de morte e não procuram tratamento adequado. Com o avanço da medicina e de outas ciências existem casos evitáveis, passíveis de prevenção e muitas outras são curadas quando descobertas curadas precocemente e iniciado logo o tratamento e o controle, assegurando uma vida relativamente normal.

Nos países desenvolvidos 70% das pessoas são curadas, mas no Brasil este número é menor. Em 1940 surgiram as primeiras publicações referentes a casos de câncer na Bahia. Salvador pode ser a capital com maior número de casos de câncer em 2014, referente a 2013, de acordo com o HOP Aristides Maltez. Segundo o ministério da saúde e o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa de casos de câncer na Bahia será superior á 20000. Os casos mais frequentes são câncer de mama, pele e próstata. Em 2012 o ministério da saúde incluiu sete novas localizações no estudo como, bexiga, ovário, tireoide, sistema nervoso central, laringe nas mulheres e nos homens linfomas de não Hodgkin.

Devido à gravidade da doença há uma equipe interdisciplinar que inclui oncologistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e nutricionistas. Esta união de diferentes áreas faz com que o estudo da doença seja abrangente, facilitando o entendimento maior acerca do problema.

O tratamento do câncer é feito através de cirurgias, radioterapias, quimioterapias ou transplantes de órgãos, hormonioterapias, terapia alvo e imunoterapia.

Os tratamentos podem ser combinados de tantas formas diferentes que é impossível para qualquer médico conhecer a melhor maneira de tratar todos os tipos de câncer. Os hospitais que são referência em oncologia são encontrados em Salvador, como, CICAN, São Rafael, Santa Isabel, Aristides Maltez sendo este o de maior referência.

Referências:

• Informativo quadrimestral do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

• Controle do Câncer: uma proposta de integração ensino-serviço 2 ed. Ver. Atual- Rio de Janeiro: Pro-onco.1993.

• Como vencer o câncer. Fernando Maluf, Antônio Carlos Buzaid e Dráuzio Varella.

• Site do Hospital Aristides Maltez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com