TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Traumato-ortopedia

Casos: Traumato-ortopedia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  2.571 Palavras (11 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 11

Fisioterapia na Traumatologia, Ortopedia e Desporto

A fisioterapia ortopédica e traumatológica atua na prevenção e no tratamento de disfunções do sistema musculoesquelético, sejam estes crônicos ou em fase de agudição, decorrentes de processos inflamatórios, degenerativos, congênitos, traumas como fraturas, luxações e contusões.

Na Ortopedia, trata-se doenças como a Escoliose que é um encurvamento anormal da coluna vertebral lateralmente, pode ser de causa congênita quando há má formação óssea das vértebras ou na fusão das costelas do feto ou RN. Além disso, pode ser decorrente de causas Neuromusculares na forma de fraqueza muscular, paralisia cerebral, distrofia muscular, espinha bífida e poliomielite. Na Escoliose Idiopática, que é mais comum em adolescentes, a causa ainda é desconhecida.

O Diagnóstico é feito por exame clínico e uso de imagenologia como RaioX e Ressonância Magnética. Suspeita-se de Escoliose com a presença de alguns sinais como um Ombro mais alto que o outro e Pelve aparentemente inclinada.

O Paciente apresenta lombalgia, fadiga, assimetria de ombros e quadril eo encurvamento da coluna.

O tratamento depende da causa da Escoliose, mas o uso de órteses como colete de Boston, colete de Wilmington, colete de Charleston é indicado. Pode ser feito tratamento cirúrgico em casos graves de encurvamento de 40 graus ou mais. Além disso o uso de Termoterapia, Eletroterapia, Hidroterapia e Cinesioterapia auxilia na sintomática, promovendo Analgesia, alongamento e maior força muscular.

Na Bursite ocorre a inflamação da bursa, a bolsa de líquido que reveste as grandes articulações como ombro, joelho, cotovelo e quadril, ela facilita nos movimentos, reduzindo o atrito entre os ossos articulares.

O Paciente apresenta dor articular e sensibilidade ao pressionar próximo à articulação, rigidez e dificuldade nos movimentos, inchaço, calor e rubor na articulação afetada.

O tratamento da Bursite se dá através de repouso temporário ou imobilização da articulação inflamada, uso de anti-inflamatórios não esteróides e Fisioterapia utilizando a Termoeletroterapia aliviam a dor. Se a inflamação não responder ao tratamento poderá ser feito a extração do líquido da Bursa através de punção e injeção de corticóides. O Tratamento cirúrgico é raro.

Os Exercícios na área afetada devem iniciar assim que cessar a dor. Se houver atrofia muscular será necessário exercpicios de fortalecimento muscular e aumento da mobilidade e amplitude de movimento.

Na Tendinite ocorre a inflamação do tendão, uma estrutura fibrosa que liga o Músculo ao osso. A Tendinite pode ocorrer em qualquer tendão, os mais freqüentes são nas articulações de Cotovelo, Tornozelo, Ombro e Punho.

Acontece como forma de resultado de uma lesão, excesso de uso, mau uso ou envelhecimento, uma vez que esta estrutura vai perdendo a elasticidade, comuns também em pessoas com doenças como a Artrite Reumatóide.

A sintomatologia maus freqüente é dor e sensibilidade no tendão, geralmente próximo às articulações, dor noturna e que piora com a atividade articular ou movimentação. Assim, o tratamento da Tendinite tem como principal foco o alívio da dor e a redução da inflamação.

O repouso e imobilização do tendão afetado é importante para a recuperação utilizando-se de talas, a aplicação de calor ou frio na área afetada promove analgesia. Além disso a Fisioterapia de fortalecimento e alongamento muscular e do tendão é essencial para a recuperação e prevenção de novas lesões, restaurando a habilidade do tendão de funcionamento pleno. Para isso, o uso de Anti-inflamatórios é importante para permitir a aplicação dos movimentos de força e facilitar a Fisioterapia.

Na Traumatologia trata-se trauma que acometam o sistema ósseo, muscular e articular.

Nas fraturas, ocorre a interrupção da continuidade óssea, gerando a incapacidade de mobilização do membro fraturado, deformidade e dor intensa. As fraturas são diagnosticadas através de sinais clínicos e principalmente através de exame de imagem, o Raio X para identificar a forma e o grau da fratura, para melhor tratamento.

O tratamento se dá através da Redução da fratura, que é o reposicionamento ósseo e imobilização do mesmo através de Gesso, ou tala gessada. Algumas vezes é necessário intervenção cirúrgica no local afetado, e a inserção de Placas, parafusos e platinas.

Após o período de imobilização, a Fisioterapia entra em ação com o intuito de devolver a mobilidade da articulação afetada, deve ser realizada diariamente para maior aproveitamento e aumento da amplitude de movimento e ganho de força muscular.

A articulação imobilizada tende a ficar rígida e para a total recuperação deve ser feito exercícios de mobilização articular. Para facilitar nos exercícios de movimentação pode-se usar da Hidroterapia como auxilio, já que reduz impactos e a sensação da dor.

As Luxações são deslocamentos de um ou mais ossos de uma articulação, podendo acontecer em qualquer articulação. Pode ser parcial ou completa, separando a superfície articular, quando alguma parte da superfície ainda fica em contato ocorre a sub-luxação.

As mais comuns são as luxações de Ombro, Quadril, Patelar, Coxofemural, Cotovelo, Tornozelo e dedos.

Os sintomas principais são dor, imediatamente após o trauma que impede a movimentação articular lesada. Na região acontece inflamação aumentando a dor, deformidade em alguns casos é evidente, em outros mais discretos. Há presença de edema, e pode ocorrer extravasamento de sangue, aparecendo então os hematomas.

Deve ser feito o reposicionamento ósseo da articulação para que seja imobilizada e cicatrize corretamente. Caso ocorra a cicatrização com alguma das estruturas fora do correto local irá acarretar em deformidade e limitação de movimento. Após a luxação pode ocorrer o enfraquecimento muscular dependendo de quanto tempo a articulação tenha ficado imobilizada.

Após o tempo de imobilização é realizado sessões de fisioterapia com o intuito de devolver à articulação lesada amplitude de movimento, fortalecimento muscular e mobilidade.

A Contusão é o resultado de trauma por forte impacto na superfície corpórea podendo causar lesões dos tecidos moles, músculos, cápsulas e ligamentos articulares. É difícil delimitar e determinar a extensão deste tipo de lesão, podendo as vezes ser profundas.

Paciente vítima de contusão apresenta dor no local lesado, e hematoma na pele. O tratamento das contusões deve iniciar-se imediatamente com aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com