TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia Na Ortopedia

Trabalho Universitário: Fisioterapia Na Ortopedia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  1.779 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

INTRODUÇAO 4

FISIOTERAPIA NA ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA ASPECTOS GERAIS 5

PRINCIPAIS LOCAIS DE ATUAÇÃO 6

PRINCIPAIS OBJETIVOS TERAPEUTICOS 6

PINCIPAIS SITUAÇÕES CLINICAS TRABALHADAS 8

A FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA PODE ATUAR NA PREVEENÇÃO DE DOENÇAS? QUAL O SEU BENEFICIO ? 8

PRINCIPAIS CONDUTAS ADOTADAS: 8

CONCLUSÃO 9

BIBLIOGRAFIA 10

INTRODUÇAO

O presente trabalho é sobre como a fisioterapia atua na ortopedia, mas concretamente citar quais áreas está ligado o fisioterapeuta.

Esse trabalho está dividido em seis partes, nas quais serão abordados como a fisioterapia atua na traumatologia e seus aspectos gerais, quais são os principais objetivos terapêuticos e suas principais condutas, e por fim dando a conclusão do trabalho em si e o que entendemos sobre ele.

FISIOTERAPIA NA ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

ASPECTOS GERAIS

A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, relacionadas ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia".

Existem diversas doenças ósseas que independem do trauma, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico. As hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, podem ser operadas tanto por ortopedistas como por neurocirurgiões, dependendo de sua formação. O aumento da velocidade de locomoção do ser humano trouxe também o trauma, considerada uma doença, ao contrário do antigo termo utilizado, que era "acidente”.

Um acidente de trânsito terrestre, aéreo ou mesmo doméstico pode acarretar fraturas ósseas complexas, com perdas sanguíneas importantes. As fraturas podem ser "fechadas", isto é, houve uma fratura, mas a parte fraturada não se comunicou com a parte externa, sendo por isso considerada uma fratura limpa e que pode ser alinhada e mantida imobilizada com gesso. Outro tipo de fratura é a "exposta", que ocorre quando a fratura tem alguma comunicação com o meio exterior. Um exemplo seria um fêmur fraturado que rasgasse a pele e aparecesse do lado de fora da perna. Embora a traumatologia pareça ser o estudo de todo tipo de trauma, ela lida apenas com as lesões ósseas e tendinosas dos membros superiores, inferiores, bacia e coluna. O trauma abdominal é visto pelo cirurgião geral, o trauma craniano pelo neurocirurgião, etc. Atualmente, no Brasil, a Traumatologia e a Ortopedia são especialidades unificadas.

PRINCIPAIS LOCAIS DE ATUAÇÃO

O fisioterapeuta da área de ortopedia e traumatologia poderá atuar em:

Clínicas e consultórios: pacientes que podem locomover-se sozinhos ou não.

Atendimento domiciliar: pacientes que não precisam de cuidados hospitalares, mas que não podem locomover-se, ou que optam por este atendimento.

Centro de treinamento esportivo e clubes: não só no tratamento de lesões, mas também na prevenção.

Empresas: na prevenção de L.E.R no local de trabalho. Alívio da dor, resolução do processo inflamatório e cicatricial, melhora do comprimento muscular, melhora da força muscular, melhora do padrão de marcha (quando por patologias ortopédicas), retorno às ADV (atividades de vida diária) e AVP (atividades de vida prática), estes são alguns benefícios causados pela fisioterapia ortopédica e traumática.

PRINCIPAIS OBJETIVOS TERAPEUTICOS

A Fisioterapia Traumato-ortopédica visa tratar disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas conseqüências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos, patologias ortopédicas.Trabalhando na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras, utilizando recursos objetivando alívio de quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sanguínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.

São utilizados na Traumato-ortopédica recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia na reabilitação dos pacientes. Dentre os recursos eletrotermofototerápicos utilizados temos: TENS (estimulação elétrica transcutânea), EENM (estimulação elétrica neuromuscular), laser, ondas curtas, infravermelho, ultrassom. Na terapia manual são utilizadas técnicas de mobilização e manipulação articular de Maitland, Mulligan, Kaltenborn, com o intuito de diminuir algias, rigidez e reposicionamento do segmento.

Para completa reabilitação na Traumato-ortopédica são utilizados os exercícios cinésioterápicos com o intuito de melhor a amplitude de movimento, aumentar força muscular, treinar propriocepção e por fim retorno às atividades.

É fundamental realizar uma avaliação ortopédica que não falte informações para traçar o objetivo a ser atingido. Observar como o paciente se apresenta (usando muletas, tipóia, bengala), se protege alguma região específica do corpo (postura antálgica), se move naturalmente, essa fase é chamada de inspeção geral.

Depois o próximo passo é coletar a anamnese, ou seja, os dados cronológicos da patologia, os sintomas, se já realizou algum tratamento e se obteve resultado, se necessário correlacionar a doença com o histórico familiar e pessoal. E por último o exame físico, que pode ser subdividido:

- Inspeção – todas as alterações perceptíveis, sem necessidade de toque, EX: hematomas, edema,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com