TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática de leitura e escrita em PROJOVEM: ortopedia metodológica e propostas didáticas

Tese: A prática de leitura e escrita em PROJOVEM: ortopedia metodológica e propostas didáticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

AZEVEDO, Gilmara Freire e ALVES, Maria da Penha Casado. Práticas de Leitura e Escrita no PROJOVEM: orietanções metodológicas x proposições didáticas. In: Anais do

VI Congresso Brasileiro da ABRALIN – João Pessoa- PB, UFPB,2009, p. 1636 a 1641.

Disponível em http://www.portrasdasletras.com.br/artigos/docs/gramaticanaaula, acesso em 24/10/2008

Maria da Penha Casado Alves é mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros do discurso, ensino de língua portuguesa, produção de texto, diário de leituras e pesquisa.

Gilmara Freire Azevedo é aluna do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - Ppgel da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, vinculada a linha de pesquisa de práticas discursivas.

No artigo que elas elaboram, tem como nome Práticas de Leitura e Escrita no PROJOVEM:orientações metodológicas x proposições didáticas, o propósito é analisar as práticas de leitura e escrita no PROJOVEM como já deixa claro o titulo. Para isso observaram textos produzidos pelos alunos participantes deste projeto, que estudam em escolas públicas, com faixa etária entre 18 e 24 anos e os guias de estudo que eles utilizam.Esta pesquisa divide-se em cinco partes, na primeira, elas introduzem o assunto, apresentando o Projovem da seguinte forma.

“O PROJOVEM é um programa nacional, coordenado pelo Governo Federal e implementado em regime de colaboração com os municípios, é alicerçado na busca da igualdade de oportunidades, tem a finalidade de propiciar a re- inserção desses jovens no sistema de ensino, no mundo do trabalho e na sociedade, ele prima pela ampliação da competência lingüística colocando o ensino da Língua Materna a disposição do aluno de modo a fomentá-lo a agir no mundo”.

Tal apresentação do assunto permite ao leitor situar-se no contexto que será mostrado nas demais partes, pois as autoras foram coerentes na introdução, e para confirmar seu estudo debruçam-se sobre pensamentos de alguns teóricos.

No item seguinte mostram a proposição didática do programa, ressaltando que a proposta do artigo é o estudo de algumas atividades apresentadas no material didático e observar, se há realmente coerência entre o que é propagada na ementa, mas especificamente no tratamento com a escrita. E a terceira parte mostra a leitura, enfatizando a proposição didática que foi tratada no item anterior.Trazendo a questão da leitura, pois consideram relevantes e parte do caminho esquematizado para se chegar à produção textual.E refletem no seguinte pensamento “a escrita é uma atividade processual, isto é,uma atividade durativa, um percurso que se vai fazendo pouco a pouco, ao longo de nossas leituras,de nossas reflexões, de nosso acesso a diferentes fontes de informações.” Ainda ressaltam que as proposições apresentadas no programa são consideradas desinteressantes para os alunos, e percebem que o texto é avaliado com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com