TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Do Gene Leafy Em Cana-de-açucar

Pesquisas Acadêmicas: Uso Do Gene Leafy Em Cana-de-açucar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

O florescimento da cana-de-açúcar é controlado por um complexo de fatores, envolvendo, principalmente, o fotoperíodo, a temperatura, a umidade e a radiação solar (CASTRO, 2001). Na cana o fotoperíodo é um dos principais fatores determinantes do metabolismo de indução ao florescimento da cultura, pois a mesma floresce somente quando submetida a dias com comprimentos inferiores a um fotoperíodo crítico, sendo, portanto, uma planta de dia curto (PDC), de acordo com ARÉVALO et al. (1968) e SEGATO et al. (2006).

O processo de florescência em si é bastante complexo, envolvendo fitocromo, hormônios, florígeno, ácidos nucléicos e fatores diversos(CASTRO , 1993). Os danos consequentes do florescimento são ocasionados pelo consumo do açúcar pela respiração, esse consumo de sacarose provoca o fenômeno conhecido por isoporização (ou chochamento) da cana-de-açúcar (SEGATO et al., 2006), a redução do volume de caldo é o principal fator no qual o florescimento interfere (AZEVEDO, 1981), resultante do aumento do teor de fibras e, consequentemente, elevando a produção de bagaço. IAIA et al.

Sabe-se que desenvolvimento de meristemas florais a partir dos meristemas de inflorescência é mediado pela ação de genes de identidade de meristemas florais. Entre eles está o gene LEAFY (LFY) em Arabidopsis. A expressão constitutiva de LFY (35S::LFY) promove o florescimento precoce em Arabidopsis e em outras espécies, indicando a grande importância da transcrição de LFY na transição para o florescimento (Weigel & Nilsson 1995; Blázquez et al., 1997; Nilsson et al., 1998; Peña et al., 2001 ). Entretanto, a expressão 35S::LFY em dias curtos, indicam que existe um outro mecanismo que atua paralelamente ou antagonicamente à transcrição de LFY (Weigel & Nilsson 1995, Ruiz-Garcia et. al 1997).

Dessa forma, o objetivo deste trabalho é promover a expressão do gene LEAFY de Arabidopsis thaliana sob controle do promotor constitutivo 35S, visando avaliar o efeito da expressão desse gene no desenvolvimento da planta de cana-de-açúcar tentando evitar a formação do meristema floral na planta, visto que as perdas com a inversão da sacarose para formação da panícula, durante o florescimento, são de grande importância econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com