TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Veterinária: Ciclo estral

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

Ciclo estral

O ciclo estral apresenta duração bastante variável, desde apenas3 dias até 62 dias. A maioria dos ciclos estrais apresenta entre19 e 21 dias de duração, mas alguns deles são mais curtos (<12dias) e outros são mais longos (>26 dias). A ocorrência de cicloscurtos está relacionada à estação do ano, início da estação deestros ou período de transição, “efeito reprodutor” e períodopós-parto inicial. Os ciclos curtos são observados com frequênciaem fêmeas alojadas nas regiões tropicais. Os ciclos mais longossão comumente encontrados no fi nal da estação de monta, antes que a fêmea entre em anestro. Também podem estar associadosa morte embrionária ou persistência do corpo lúteo.

A fase folicular do ciclo estral é relativamente curta, durando entre 3 e 4 dias, enquanto a fase luteínica ocupa o restante dociclo (isto é, cerca de 17 dias em um ciclo ‘normal’). Avaliaçõesdiárias com ultrassonografi a indicaram que há um padrão dedesenvolvimento folicular semelhante a ondas entre as ovulações,como ocorre em outras espécies de ruminantes (Rubianeset al., 2003). Diferentes autores relatam que o número de ondasfoliculares varia entre duas e cinco ondas por ciclo, mas opadrão em um ciclo ‘normal’ geralmente é de quatro ondas (deCastro et al., 1999; Schwarz e Wierzchos 2000; Menchaca et al.,2002).

O estro parece ter duração variável. O valor geralmente relatadoé de 36 horas, mas podendo variar de 22 a 60 horas. A ovulaçãoocorre algumas horas depois do fi nal dos sintomas de estro. O número médio de ovulações varia de 1 a 4 por ciclo, comtaxas de prenhez reduzidas em virtude de falhas na fertilizaçãoou morte embrionária precoce.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com