TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo Estral em Veterinária

Por:   •  9/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 12

Ciclo estral

É o período que vai de um estro até o estro seguinte. Em bovinos o ciclo estral dura 21 dias, 18-24 dias. essas variações ocorrem por variações no diestro, que é a fase mais longa. É ele quem determina o quanto vai durar o ciclo estral dessas vacas. É dividido em 4 fases: primeira fase é o proestro.

Proestro: é preparatório para o estro. O que determina o final do diestro é a lise do corpo lúteo, caindo a progesterona, há uma intensificação no crescimento de um folículo que já estava desenvolvendo. Há dominância folicular = um ou dois folículos maiores. Quando há lise do corpo lúteo com queda da progesterona, ela deixa de exercer um feedback negativo, há maior liberação de gonadotrofinas, principalmente de LH, que intensifica o crescimento do folículo dominante. Há produção de estrógeno, e seu efeito sobre o organismo e principalmente nos órgãos genitais. Edema vulvar, hiperemia. Hiperemia e um pouco de edema na vagina. Aumenta a umidade desses órgãos. Relaxamento de cérvix e produção de muco. O muco visualizado na vaca é produzido na cérvix, que não possui glândulas mas possui epitélio secretor. Na parede uterina: o estrógeno faz com que aumente a contratilidade do endométrio. Vamos ter um útero com muito tônus, quando vamos fazer palpação retal esse tônus uterino é bem evidente. O tônus uterino não desaparece de um dia para outro. Na fase de metaestro é bastante comum o muco ser sanguinolento, as vezes até com coágulos de sangue. Isso acontece por causa da hemorragia do metaestro. Vai chegar um momento que o proestro acaba, passamos pro estro.

Estro: o que diferencia do proestro é basicamente a aceitação de monta. A vaca que está no estro aceita a monta. Proestro e estro constituem a fase estrogênica. O crescimento folicular continua durante todo o estro, a vaca só vai ovular depois do estro. Após o estro entra em uma fase de amadurecimento, em torno de 12h após o final do estro a vaca vai ovular.

Metaestro: o que caracteriza o final do estro e inicio do metaestro é que a fêmea para de aceitar a monta. Há desaparecimento de sinais clínicos quanto aos efeitos do estrogênio. Vai ter ovulação e inicio da formação do corpo lúteo. Terminado o metaestro: diestro.

Diestro: não há divisão muito clara entre metaestro e diestro. O metaestro dura mais ou menos 2-3 dias. se a ovulação ocorreu hoje, mais dois dias, três dias no máximo, vamos ter inicio do diestro. Na fase inicial há uma consolidação do corpo lúteo com um desenvolvimento do mesmo. Há um aumento gradual da secreção de progesterona. Logo após a ovulação, o folículo começa a se transformar em corpo lúteo. As fases de metaestro e diestro = fase progesterônica.

Estigma: região onde a parede folicular foi sofrendo algumas alterações, ficou mais frágil, o ovócito foi liberado. Há formação de um coágulo por causa da hemorragia. Geralmente o coágulo é muito discreto. Corpo hemorrágico: o professor não utiliza essa terminologia. Esse coágulo vai desaparecer rapidamente. As células foliculares da periferia, começam a proliferar. No caso das células da granulosa, elas vão invadindo por hipertrofia, não por multiplicação. As células da teca interna vão sofrer multiplicação por mitose. A cavidade folicular vai sendo preenchida da periferia para o centro. No centro acaba ficando uma cavidade, que também vai ser preenchida conforme o corpo lúteo vai amadurecendo. A região de estigma vai projetar, por volta do sétimo dia essa projeção é bem grande = coroa. Tanto a cavidade do corpo lúteo quanto a coroa vão involuindo. Células maiores = são células que tiveram origem das células da granulosa. Aquelas que se originaram da teca interna = células menores. A população dessas células varia de acordo com a idade do corpo lúteo. Nos primeiros dias, mais células menores. Mais tardiamente, mais células maiores. Todas elas produzem progesterona. As maiores produzem também ocitocina, que vai ser muito importante para a lise do corpo lúteo.

Diestro: os sinais clínicos de hiperemia, edema, vai desaparecendo no metaestro. No diestro não temos esses sinais de forma muito evidente. Geralmente o útero está relaxado, a quantidade de muco é pequena, vai ficando um muco mais pegajoso e âmbar. A contratilidade do miométrio diminui (aumento de progesterona diminuição de estrógeno).

Anestro: é uma fase onde a atividade ovariana está baixa. Não quer dizer que durante o anestro não haja crescimento de folículos. Nessa fase os folículos crescem pouco, não chegam atingir a ovulação.

Fêmea poliéstrica: é aquela que no período reprodutivo vai dar vários cios se não ficar prenha. Vaca e porca.

Fêmea poliéstrica estacional: dão cio em períodos específicos do ano, não dão cio durante todo o ano. Égua, ovelha. Estamos entrando em um período desfavorável para a reprodução da égua, e um período favorável para a reprodução de ovelhas. Dias curtos, noites longas, muita produção de melatonina, bloqueia a produção de GnRH. Já para ovelhas, mais melatonina, estimula a produção de GnRH.

Fêmea poliéstrica não estacionais: não importa a época do ano, desde que tenha nutrição adequada, podem dar cio em qualquer época do ano (vacas, porcas).

Fêmea monoéstrica: fêmea que dá um cio, mas obrigatoriamente quando termina o diestro ela tem que passar pelo período de anestro. Isso ocorre em cadelas, período de anestro de no mínimo 2 meses.

Hormônios reguladores

Glicoproteicos, peptídicos, esteroides e prostaglandinas.

Fase estrogênica = fase folicular. Fase progesterônica = fase luteal.

Vacas leiteiras de alta produção, o cio dura menos tempo. Quanto maior a taxa metabólica hepática, maior a degradação dos esteroides. Essas vacas de alta produção têm alto metabolismo hepático, degradação mais intensa do estrógeno.

A primeira diferença entre o ciclo estral e o ciclo menstrual, é o número de dias. A fase folicular do ciclo menstrual é bem maior, metade do ciclo menstrual é fase folicular. Os hormônios envolvidos são basicamente os mesmos. Com a lise do corpo lúteo e queda da progesterona, ocorre desprendimento do endométrio. Nas outras espécies isso não ocorre. Na vaca, quando cai a progesterona, o endométrio tende a voltar. A cadela tem fase progesterônica bastante longa: 60 dias. o endométrio sofre hiperplasia. Quando cai progesterona, o endométrio precisa de mais ou menos 2 meses para se recuperar, depois reiniciar uma nova preparação para a gestação seguinte. Não é comum a cadela repetir cio em um período menor que 4 meses, em média 6-7 meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com