TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base Fisiológica Do Ciclo Estral Em Bovinos

Trabalho Universitário: Base Fisiológica Do Ciclo Estral Em Bovinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 2

Base fisiológica do ciclo estral em bovinos

A fisiologia do ciclo estral é complexa e depende da perfeita interação do sistema nervoso central, sistema endócrino e os órgãos genitais (HAFEZ e ROSNINA, 2004). O hipotálamo, estrutura localizada centralmente na base do cérebro, responsável pela liberação de fatores liberadores de gonadotrofinas (GnRH), os quais são liberados de forma pulsátil ligando-se posteriormente aos receptores da hipófise. Por conseguinte dá-se inicio a síntese a liberação, dos hormônios de natureza glicoprotéica denominados hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH) (SOUZA, 2007).

O FSH e liberado promove crescimento folicular, atua sobre os pequenos folículos ovarianos estimulando assim o desenvolvimento até o estádio de folículo dominante, o LH atua induz a maturação e a ovulação dos folículos, além de estimular à produção a secreção de progesterona pelo corpo lúteo.

O hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) é um peptídeo chave, liberado no hipotálamo, que controla a liberação tanto do FSH quanto do LH da adeno-hipófise. Sua liberação pode ser controlada por hormônios esteróides (estradiol e progesterona) e peptídicos (inibina) do ovário, entretanto sua liberação basal é determinada por impulsos neurais ou hipotálamo (FRANDSON et al., 2005)

O estrógeno é um hormônio esteróide, carregados via circulação sanguínea por proteínas ligadoras. É sintetizada nos ovários tendo amplas funções: promove o comportamento sexual; possui efeitos anabólicos; apresentam tanto feedback negativo quanto positivo no controle da liberação de FSH e LH pelo hipotálamo, sendo que o feedback negativo atua no centro tônico e o feedback positivo no centro pré-ovulatório; interfere nos aspectos físicos secundários femininos (HAFEZ & HAFEZ, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com