TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilancia E Saude

Ensaios: Vigilancia E Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  4.710 Palavras (19 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 19

DISCIPLINA VIGILÃNCIA E SAÚDE 2

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE ATPS

Semestre 4°

Trabalho apresentado sobre o cuidado de

Enfgermagem de vigilância sanitária e

Vigilância sanitária, ética e construção da

cidadania do curso de enfermagem da

da universidade Anhanguera, sob a

orientação da professora presencial:

( Jacqueline Sardella Covos)

Sorocaba, outubro 2014

Sumário

INTRODUÇÃO ..............4

(1.1) Vigilância sanitária, ética e construção da cidadania.........................5,6,7

(2.1) O cuidado de enfermagem no serviço de Vigilância Sanitária........................................................................8,9,10,11

Conclusões finais............................................................................12,13

Referencias Bibliograficas........................................................15,15,16,17

INTRODUÇÃO

Enfermagem em si engloba diversas áreas, muitas das vezes desconhecidas e exploradas pelos profissionais, apesar de se encontrar enfermeiros trabalhando na área de vigilância sanitária esse numero é considerado muito pequeno particularmente no Brasil, visto que esta categoria conta com um expressivo número de profissionais - do total de profissionais das diversas categorias identificados nesses serviços, 11,2% são enfermeiros. É possível que este fato esteja relacionado a pouca ênfase dada a conteúdos relacionados à vigilância sanitária nas instituições de ensino.

Onde que o serviço de vigilância dividem-se em quatro grandes áreas produtos, serviços de interesse da saúde, meio ambiente e saúde do trabalhador que abrangem praticamente todos os segmentos relacionados à vida dos indivíduos, expondo-os, em determinados momentos, aos mais variados riscos para a saúde. Assim, justifica-situação prioritariamente preventiva desse serviço, privilegiando a promoção e a proteção da saúde.

O enfermeiro tem como alvo a promoção e prevenção da saúde tanto o indivíduo, quanto a própria família e mesmo a comunidade, sendo sua formação direcionada a favorecer o processo de adaptação e integração ao ambiente, (de moradia, trabalho, lazer, estudo) O serviço de vigilância sanitária, por sua vez, tem como finalidade proteger a saúde da população e manter o ambiente em adequadas condições, mediante identificação de riscos e adoção de medidas visando controlá-los, se não for possível eliminá-los.

Pode-se perceber uma íntima relação entre o cuidado em enfermagem e o serviço de vigilância sanitária pois os dois visam em cuidar e prevenir a saúde e bem estar como um todo onde a enfermagem engloba a pessoa física e a vigilância já engloba a pessoa e o ambiente onde vive.

(1.1) Vigilância sanitária, ética e construção da cidadania.

O homem desenvolveu alguns mecanismos, entre os quais a ética. Visando a harmonizar interesses individuais e coletivos, inicialmente esse mecanismo de coesão social tinha um caráter e coletivos, inicialmente esse mecanismo de coesão social tinha um caráter predominantemente negativo, e uma tarefa mínima, a de proteger a integridade física do ser humano, ou seja, evitar ou prevenir danos ou malefícios físicos causados a os indivíduos.

O ser humano, ou seja, evitar ou prevenir danos ou malefícios físicos causados aos individuais, alguns mecanismos, entre os quais a ética. Visando a harmonizar interesses individuais e coletivos, inicialmente esse mecanismo de coesão social tinha um caráter predominantemente negativo, e uma tarefa mínima, a de proteger a integridade física do ser humano, ou seja, evitar ou prevenir danos ou malefícios físicos causados aos indivíduos. A ética fala de valores, princípios e normas que servem de base para o comportamento humano; fala do que é certo correto e justo, e na responsabilidade dos indivíduos por seus atos, com a finalidade última de que vivamos bem em sociedade.

Implica opção individual, escolha ativa. Requer a adesão íntima da pessoa aos valores, princípios e às normas morais. A ética no campo da saúde, em nossos dias, tem tido uma abordagem multidisciplinar e multiprofissional, observada dentro de uma perspectiva intercultural e humanista.

Diferentemente do Direito e da Deontologia, visa à interioridade do ser humano, solicita convicções próprias do indivíduo, aceitação livre e consciente das normas, mas, como nas duas outras disciplinas, é necessário salientar que a discussão e prática ética têm também uma ampla significação socioeconômica e política.

A locação de recursos para ações de vigilância sanitária a necessidade de estabelecer prioridades para distribuição de recursos de saúde está baseada no pressuposto de que as necessidades são crescentes, mais amplas do que as possibilidades de recursos financeiros, humanos e materiais existentes.

Porém, é necessário lembrar que, no Brasil, o gestor público enfrenta a desafiadora e difícil tarefa pressuposto de que as necessidades são crescentes, mais amplas do que as possibilidades de recursos financeiros, humanos e materiais existentes. Porém, é de atender ao princípio constitucional da universalidade de acesso de todos os cidadãos às ações de promoção, proteção e recuperação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com