TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Yogurte Grego

Dissertações: Yogurte Grego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

Benefícios do Iogurte Grego

Rico em Proteínas

O Iogurte grego pode entre 1,5 vezes a 2 vezes mais proteína que o iogurte comum.(em um tópico mais abaixo mostrarei algumas contas matemáticas para os mais céticos).

Mas isto vale principalmente para os iogurtes feitos em casa, pois o iogurte grego industrial brasileiro tem adição de muitas porcarias que não fazem parte da receita grega original ok?!

A proteína extra contida na versão grega do iogurte, te ajudará a mantê-lo saciado e satisfeito por mais tempo. Além de contribuir para uma alimentação rica em proteínas, que é muito importante para quem tem um estilo de vida ativo.

Fácil digestão

Pelo fato de que o iogurte grego contém menos carboidratos do que o iogurte normal, ele tem menos lactose, que é o açúcar contido nos produtos lácteos que causa problemas digestivos em muita gente.

Isto significa que dependendo do seu grau de intolerância a lactose, o iogurte grego pode ser mais indicado.

Versatilidade

Iogurte grego pode ser usado em muitos pratos, tanto os salgados quanto os doces. Devido à sua textura espessa e sabor rico, muitas pessoas usam o iogurte grego como um substituto para o creme de leite na cozinha.

Textura

Em termos de textura, o iogurte grego é imbatível, tem uma consistência suave e espessa. É uma das grandes vantagens do iogurte grego em relação ao normal. Ele passa por um processo de drenagem para remover o soro do leite (WHEY).

Quando o soro é removido, cria-se um produto muito mais espesso. É por isso que o iogurte grego é tão popular, ele cria uma sensação gostosa de comer algo muito cremoso e suave.

Probióticos

O iogurte grego, assim como outros produtos fermentados, contêm probióticos, que são microorganismos vivos. Estas bactérias ajudam a melhorar a função digestiva e o sistema imunológico, além de muitos outros benefícios para a saúde.

Saciedade

O Iogurte Grego, por ser rico em proteínas é também conhecido como parte de algumas dietas por nos manter com a sensação de saciedade por mais tempo.

RELACIONADO: 13 alimentos que saciam a fome por mais tempo

A hora da verdade

Que fique claro: o iogurte deve fazer parte da alimentação diária, já que é importante fonte de cálcio. Mas as fórmulas que levam leite integral têm mais gordura saturada, aquela que, em excesso, não é legal para a saúde. Para ter ideia, um potinho de iogurte grego chega a oferecer cerca de 5 gramas desse tipo gorduroso - e, em uma dieta de 2 mil calorias, são permitidos 22 gramas.

Compare Grego brasileiro Desnatado Tradicional

1 pote | 100 g 1/2 pote | 100 g 1/2 pote | 100 g

Calorias 115 cal 51 cal 41 cal

Carboidratos 16 g 1,9 g 5,8 g

Proteínas 5,1 g 4,1 g 3,8 g

Gorduras totais 7,5 g 3 g 0,3 g

Gorduras saturadas 5,1 g 1,8 g 0,2 g

Ingredientes

Leite Desnatado se quiser fazer com 0% de gordura 1 l

Iogurte Natural Integral (somente na primeira vez) 1 unidade

Bio rich 1 envelope

Modo de preparo:

1. Esquentar o Leite

Encha um recipiente de vidro de 2 litros (ou dois recipientes de 1 litro) com 2 litros de leite zero gordura. Coloque no microondas até que as bolhas comecem a aparecer ao redor da borda. Temperatura deve chegar a 175-180 graus depois que você mexa (em meu microondas leva em torno de 15 minutos com alta potência).

Não pule essa etapa.

Se formar aquela pelezinha no leite depois de esquentá-lo, retire-a.

Receita: Como fazer Iogurte Grego Zero Gordura em Casa leite microondas

Adicionando leite na tigela para esquentar no microondas

2. Deixe esfriar

Deixe o leite esfriar para algo em torno de 40 graus. Isso pode demorar entre 30 a 45 minutos. Se você tiver um termômetro de cozinha, melhor.

Eu não tenho o termômetro, então uso a seguinte técnica: Testo com o dedo!

Se conseguir deixar o dedo no leite por 10 segundos, ele está bom! Se você for apressado, uma dica é encher a pia ou uma tigela grande com gelo e colocar o recipiente de leite dentro. Receita: Como fazer Iogurte Grego Zero Gordura em Casa icon wink

3. Adicionando a “Isca”

Se você separou em dois recipientes na hora de esquentar no microondas, agora é hora de colocar todo leite dentro de um pirex daqueles de pastelão com tampa. Adicione a “Isca” e misture bem, neste caso a isca será metade de um pote de iogurte natural.

Tenha certeza que o iogurte natural escolhido contenha Fermento Lácteo. Nas próximas vezes, você não precisará mais do iogurte natural, pois poderá guardar um pouco deste lote para utilizar no próximo, usando um pouco do seu próprio iogurte caseiro é sempre melhor na minha opinião.

Já estou usando o meu próprio iogurte a algum tempo. Parece ficar melhor a cada lote. Uma dica para quem não quer fazer muitos lotes de iogurte, é guardar a isca no congelador, depois de descongelar ela funciona normalmente. Fica a Dica!

4. Incubadora

Coloque a tampa no pirex, envolva com um cobertor fino ou toalha grossa e coloque em um forno convencional que foi aquecido a 180 graus por apenas um minuto e,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com