TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com Base No Texto Apresentado, Qual O Motivo Prático Que Levou Os Gregos A Inventarem A Filosofia, Uma Forma De Saber Que Pretende Ser Neutra, Objetiva, Universal, única, Distinta Da Religião E Do Senso Comum? Procure Descrever O Que Se Entende Por Fil

Monografias: Com Base No Texto Apresentado, Qual O Motivo Prático Que Levou Os Gregos A Inventarem A Filosofia, Uma Forma De Saber Que Pretende Ser Neutra, Objetiva, Universal, única, Distinta Da Religião E Do Senso Comum? Procure Descrever O Que Se Entende Por Fil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2013  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  6.649 Visualizações

Página 1 de 2

1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

Os gregos inventaram a filosofia por terem sido o primeiro povo que, ao tentar resolver os seus problemas, o fez como se estivesse resolvendo os problemas de todos os seres humanos, de todos os povos para todos os tempos. A Filosofia, então, passou a se preocupar com o desenvolvimento de raciocínios lógicos, tendo como finalidade desvendar as relações de causas e efeitos entre as coisas.

2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.

Segundo o senso comum a filosofia busca relacionar os valores morais, à verdade, à existência humana, no intuito de fazermos indagações filosóficas, no qual são conceitos significativos e valores que adquirimos espontaneamente, pela convivência no ambiente em que vivemos, ou seja são conhecimentos repassados de geração para geração.

3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?

Tanto a ciência quanto a filosofia se baseiam na razão, ambos partem de uma fundamentação racional. A filosofia é uma ciência moderna na qual está inserida no campo de saber humano, sendo que, não pode ser vista como um conteúdo, mas há filosofias de períodos históricos diferentes. A Filosofia, então, passou a se preocupar com o desenvolvimento de raciocínios lógicos, tendo como finalidade desvendar as relações de causas e efeitos entre as coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com