TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Órgãos Produtores De Hormonio

Dissertações: Órgãos Produtores De Hormonio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 2

Hipófise (pituitária) Anterior - . Os principais e mais bem conhecidos são: GH, TSH, ACTH, FSH, LH e PROLACTINA

• .

• Hipófise (pituitária Posterior - secreta os hormônios (produzidos no hipotálamo): OCITOCINA e ADH (hormônio anti diurético)

• Tireóide - produz e secreta: TIROXINA (T4), TRIIODOTIRONINA (T3) e CALCITONINA.

• Paratireóides - produzem e secretam: PARATORMÔNIO.

• Pâncreas - produzem e secretam: INSULINA e GLUCAGON

• .

• Cortex das Supra Renais - produzem e secretam dezenas de hormônios. Os mais importantes são: ALDOSTERONA, CORTISOL, HORMÔNIOS ANDROGÊNIOS.

• Testículos - Produzem e secretam o hormônio masculino

• TESTOSTERONA. Ovários - Produzem e secretam os hormônios femininos: ESTROGÊNIO e PROGESTERONA

ADENOHIPÓFISE:

Formada por tipos bastante variados de células, produz e secreta na circulação dezenas de hormônios. Os mais importantes e bem conhecidos são:

HG (somatotropina) - hormônio do crescimento - promove um crescimento na maioria dos tecidos do nosso corpo.

TSH (tireotropina) - hormônio estimulante da tireóide - estimula as células foliculares tireoideanas a aumentarem a síntese e liberação dos hormônios tireoideanos.

ACTH (corticotropina) - hormônio estimulante da córtex da supra-renal - estimula a córtex da glândula supra-renal a aumentar a síntese e liberação de seus hormônios.

FSH (gonadotropina) - hormônio folículo-estimulante - estimula o crescimento e desenvolvimento dos folículos ovarianos (na mulher) e a proliferação do epitélio germinativo e espermatogênese (no homem).

LH (gonadotropina) - hormônio luteinizante - um dos grandes responsáveis pela ovulação, mantém o corpo lúteo em atividade (na mulher) e estimula a produção de testosterona pelas células de Leydig (no homem).

PROLACTINA - estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias.

NEUROHIPÓFISE:

ADH - hormônio anti diurético - produzido pelos núcleos supra-ópticos do hipotálamo, age no túbulo contornado distal e no ducto coletor do nefron, aumentando a permeabilidade à água nestes segmentos.

OCITOCINA - produzido pelos núcleos paraventriculares do hipotálamo, promove contração da musculatura lisa uterina (muito importante durante o trabalho de parto) e contração das células mio-epiteliais, nas mamas, contribuindo para a ejeção do leite (durante a fase de amamentação).

EFEITOS DOS HORMÔNIOS TIREOIDEANOS:

São raros os tecidos que não sofrem uma ação direta ou mesmo indireta dos hormônios tireoideanos. Sob seu estímulo, as células aumentam seu trabalho, sintetizam mais proteínas, consomem mais nutrientes e oxigênio, produzem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com