TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias Para Os Pequenos E Médios Produtores Rurais

Trabalho Escolar: Estratégias Para Os Pequenos E Médios Produtores Rurais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégias para os Pequenos e Médios Produtores Rurais

FERRAZ et. all. (1995) definem estratégia como “o conjunto de gastos em gestão, recursos humanos, produção e inovação, que visam ampliar e renovar a capacitação das empresas nas dimensões exigidas pelos padrões de concorrência vigentes nos mercados”. Aqui se verificam pontos críticos quando se trata de pequenos produtores rurais. Os mesmos não efetuam gastos com gestão, recursos humanos e inovação, havendo uma concentração de gastos com a produção, seguindo orientação dos engenheiros agrônomos, para atender os padrões de concorrência do mercado. Estes profissionais, em sua maioria, são funcionários da cooperativa local, de agroindústrias regionais ou de empresas nacionais e multinacionais de sementes. Isto significa que os mesmos prestam serviços gratuitos aos produtores, atendendo às necessidades das organizações às quais representam.

Neste ponto o estudo pôde explicar a grande concentração das propriedades no cultivo de soja. A formação das cooperativas agrícolas aconteceu na década de 70, sendo dimensionadas para atender as necessidades provenientes do cultivo da soja, grande destaque da época. Toda essa estrutura precisa continuar sendo útil, motivo pelo qual tanto se fomenta a soja, chamando a atenção de grandes organizações para atuar na região.

O cultivo da soja, uma commodity, significa seguir padrões de concorrência internacionais. Segundo AZEVEDO (1997), para que uma mercadoria seja commodity, precisa atender a pelo menos três requisitos mínimos: a) padronização em um contexto de comércio internacional, b) possibilidade de entrega nas datas acordadas entre comprador e vendedor e c) possibilidade de armazenagem ou de venda em unidades padronizadas. Em outras palavras, o pequeno e médio produtor rural brasileiro, quando do cultivo e comercialização da soja, terá que concorrer com os grandes produtores brasileiros e produtores norte americanos. Estes últimos, dominadores de tecnologias, estarão ditando o preço do mercado internacional e os padrões de concorrência a serem seguidos. Ao pequeno produtor resta seguir os padrões de qualidade do produto e diminuir as margens de lucro ou manter as margens de lucro e diminuir a qualidade do produto. Em qualquer uma das opções o pequeno produtor acaba por prejudicar seu empreendimento, já que o cultivo de soja requer grande escala.

Farina (1999) ao ressaltar sobre a competitividade, trata da participação de mercado como indicador de resultado, obtido por meio de custos e produtividade ou inovação em produto e processo. Neste ponto verifica-se uma opção de escolha ao produtor rural. Ao analisar a atual atividade produtiva, o mesmo pode perceber a baixa participação de mercado e verificar sua ineficiência aos custos e produtividade motivados pela pequena área de terra. A inovação em produto ou processo pode ser uma alternativa interessante, deixando as pressões internacionais de uma commodity e optando por cultivar produtos que melhor se encaixam no perfil da propriedade.

Outra forma importante é a boa administração. A necessidade de sua aplicação em âmbito estratégico de modo a integrar a propriedade rural nas respectivas cadeias produtivas e poder participar efetivamente no mercado.

Em pesquisas realizadas foi observado que a gestão do setor rural continua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com