TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Мedicina forense

Ensaio: Мedicina forense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Ensaio  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  479 Visualizações

QUESTÃO 1.

Josemar, que se diz médium, promove todos os meses sessões de "cirurgias espirituais" em um sítio na periferia da Capital do Estado. Em uma dessas sessões, Josemar atendeu Sirlene, 20 anos de idade, que apresentava graves problemas de coluna, garantindo que poderia curá-la através de uma cirurgia na qual incorporaria o espírito de um famoso médico. Sirlene, crendo nos poderes sobrenaturais de Josemar, aceitou se submeter ao referido ato, porém, durante sua execução, Josemar acabou por lesionar a coluna da jovem, o que ocasionou paralisia irreversível dos membros inferiores. Diante do caso narrado, com base nos estudos realizados, diga fundamentadamente se é correto afirmar que Josemar poderá alegar o direito ao livre exercício de culto religioso (art. 5°, inciso VI, da CRFB) a fim de escapar à responsabilização penal.

Ele será acusado com base no exercício ilegal de profissão.

Questão 2:

Assinale a opção correta a respeito de curandeirismo e charlatanismo (VUNESP - 2007 - OAB-SP - Exame de Ordem - 3 - Primeira Fase):

b) b) Curandeirismo e charlatanismo são sinônimos; portanto são tratados em um único dispositivo

Questão 3:

“Beta”, sem autorização legal, prático em odontologia, vem habitualmente clinicando de forma gratuita em comunidades carentes do Estado de Santa Catarina. É correto afirmar: (ND - 2007 - OAB-SC - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase)

c) Beta não cometeu o crime de exercício ilegal da arte dentária, pois não cobra pelos serviços prestados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com