TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPOSIÇÃO CENTESIMAL

Por:   •  30/3/2020  •  Exam  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Rotulagem

A rotulagem tornou se obrigatória no Brasil com a criação da ANVISA, a ANVISA e um órgão que estabelece informes necessários para um rotulo, e para assegurar a qualidade do produto com informações adequada para o consumidor.

segundo a diretoria colegiada (RDC) Nº 259/2002, atesta o regulamento técnico para rotulagem de alimentos embalados, a rotulagem e toda inscrição, imagem e toda matéria representadas ou gráfica, inscrita, impressa, gravadas em relevo, datilografadas ou colada sobre a embalagem dos alimentos. Ainda o rótulo e uma das comunicações entre as propriedades nutricionais de um produto e seus consumidores e um dos recursos importantes para saúde pública. A rotulagem e uma maneira de controlar os hábitos alimentares prevenir os efeitos colaterais diretamente relacionados aos alimentos, como alergia e intolerância alimentares, para pessoas alérgicas necessita uma mínima quantidade para desencadear uma reação grave as principais manifestações da alergia alimentar são reações mucotaneas.

As regras de rotulagem de alergênicos no Brasil são novas. 3 julho de 2015 foi publicada a RDC nº 26 que especifica os requisitos para rotulagem dos alimentos básicos que causam alergia alimentares. Partir dessa data as empresas receberam 12 meses para ajustes obrigatórios nos produtos que de trata essa resolução, nessa perspectiva e essencial esclarecer um rotulo apropriado para consumidores alérgicos, pois podem contém informações completas que impedem o consumo de alimentos que pode causar efeitos colaterais.

Como uma das estratégias para o tratamento de alergia alimentares e excluir os alimentos alergênicos da dieta em sua dieta e necessário acesso as informações relevante, confiável, e clara sobre a rotulagem para evitar e controlar os riscos, de acordo com o artigo 6 deve conter a seguinte declaração obrigatória `` ALERGICOS : CONTÉM ( NOMES COMUNS DE ALIMENTOS QUE CAUSAM ALERGIA ALIMENTARES), e derivados .

https://foodsafetybrazil.org/

Segundo food safetybrazil:

PRIMEIRO MODELO: “ALÉRGICOS: CONTÉM (nomes populares de alimentos que causam alergias alimentares)” use este modelo de aviso se sua comida, contiver algum dos itens listados em anexos na lista de ingredientes. Vamos ver: a inscrição se está declarada na lista de ingredientes “ALÉRGICOS: CONTÉM TRIGO E LEITE”. Também, em alguma parte da embalagem, CONTÉM GLÚTEN

.

fonte original: https://foodsafetybrazil.org/como-rotular-alergenicos-de-acordo-com-a-rdc-2615/

esse outro exemplo de uma paçoca de amendoim, consta no rótulo “amendoim torrado”. Logo, a frase será: “ALÉRGICO: CONTÉM AMENDOIM”

“ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE (NOMES POPULARES DE ALIMENTOS QUE CAUSAM ALERGIAS ALIMENTARES)” Este ultimo modelo deve ser usado quando a lista de ingredientes contiver alguns dos derivados alimentares listados no anexo da resolução, consulte:

fonte original: https://foodsafetybrazil.org/como-rotular-alergenicos-de-acordo-com-a-rdc-2615/

fonte original: https://foodsafetybrazil.org/como-rotular-alergenicos-de-acordo-com-a-rdc-2615/

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com