TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composição química centesimal - métodos

Por:   •  8/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

MATERIAL E MÉTODOS

Foram utilizadas partes inteiras de bolacha de água e sal, disponibilizado em aula prática, a amostra continha quantidade suficiente para a realização da análise.

 A amostra foi misturada e em seguida reduzida em pó manualmente através do quarteamento, onde foi devidamente dividida em quatro partes iguais e misturada, foram separadas duas partes opostas e acumulada as partes iguais. Esse processo foi realizado até que se obteve o tamanho adequado da amostra, que em seguida foi peneirada, rotulada e identificada.

A avaliação da composição centesimal da bolacha salgada ocorreu através da realização das análises de teor de umidade, proteína bruta, extrato etéreo e de resíduo mineral fixo, de acordo com métodos oficiais do Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Para a classificação do teor de umidade a qual o alimento se engloba, deve-se utilizar o processo de secagem. Na balança analítica foi pesado cerca de aproximadamente 5,0109g do alimento em um cadinho tarado, em estufa a 105°C. O mesmo processo foi repetido em outros dois cadinhos para obter triplicatas.

Os cadinhos foram postos na estufa por 2 horas, e logo após, tirados para esfriar completamente no dessecador e pesar.  Aquecer por mais 1 hora na estufa e pesar novamente, o processo foi realizado até peso constante.

Para determinação de resíduo mineral fixo utilizar o processo de incineração da matéria orgânica de aproximadamente 3,0027g de amostra em Muffla a 550°C. O cadinho previamente aquecido deve ser pesado na balança analítica e resfriado em dessecador, após, acrescentar à amostra e pesar.

O cadinho ter que ser carbonizado lentamente até parar de sair fumaça da amostra. Assim então, colocar na Muffla, até que a cor se alterou em cinza claro ou chegar a peso constante (com variação de 0,5mg entre as pesagens). O cadinho foi transferido para o dessecador para esfriar, após, rapidamente pesado para que a amostra não absorva umidade.

O extrato etéreo deve ser determinado utilizando o extrator de Soxleth. Na extração o solvente utilizado é o éter de petróleo. Foi pesado aproximadamente 2,002g de amostra em um papel filtro.  Codificaram-se os balões e tararam em estufa a 105°C por 30 minutos.

Colocar cerca de 200mL de éter de petróleo no balão previamente tarado, e adicionar a amostra empacotada em papel filtro. A torneira de água foi aberta para a circulação da mesma no condensador. Com o aquecimento ligado a amostra permaneceu cerca de duas horas, para que a gordura seja extraída. Após as duas horas, e o balão ser retirado do aquecimento com uma pinça, e ser colocado na estufa, para que seja removido o solvente, o balão foi pesado, obtendo-se a quantidade de lipídeos por diferença do peso do balão.

Os valores de proteína bruta são obtidos a partir do deslocamento de nitrogênio proteico determinado pelo método kjeldahl, a titulação é realizada com solução padrão de HCl ou H2SO4. A determinação foi realizada em três etapas: digestão, destilação e titulação.

No tubo de digestão foram colocado aproximadamente 0,2015g de amostra e adicionado 0,2g de CuSO4 + 1,0g de K2SO4 + 5,0mL de H2SO4. O tubo foi agitado cuidadosamente para misturar a amostra, e após foi colocado no bloco digestor. Ocorreu o aquecimento quando a amostra estive pronta. A temperatura utilizada inicialmente foi de 50°C e lentamente foi aumentada até atingir 350°C. O tempo de digestão é verificado quando a amostra estiver límpida e esverdeada a quente e límpida e azulada a frio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com