TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA ORIENTAÇÃO DA DESNUTRIÇÃO INFANTIL NA COMUNIDADE

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL “IRMÃ DULCE”

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

ISMARTH WAI’ADZATSE RÃIWABDZU

A IMPORTÂNCIA DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA ORIENTAÇÃO DA DESNUTRIÇÃO INFANTIL NA COMUNIDADE

Barra do Garças - MT

Agosto de 2015

[pic 3][pic 4]

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL “IRMÃ DULCE”

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

ISMARTH WAI’ADZATSE RÃIWABDZU

A IMPORTÂNCIA DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA ORIENTAÇÃO DA DESNUTRIÇÃO INFANTIL NA COMUNIDADE

Projeto apresentado pelo aluno Ismarth Wai’adzatse Rãiwabdzu ao Curso Técnico em Enfermagem do CEFID – Centro de Formação Profissional Irmã Dulce, como requisito de aprovação final da Disciplina Tratamento Clínico sob orientação da professora Wircleide B. L.

Barra do Garças - MT

Agosto de 2015

[pic 5]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................

03

2 JUSTIFICATIVA.........................................................................................................

04

3 OBJETIVO....................................................................................................................

05

3.1 GERAL........................................................................................................................

05

3.2 ESPECÍFICO...............................................................................................................

05

4 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO........................................................................

06

4.1 DESNUTRIÇÃO.........................................................................................................

06

4.2 AS PRINCIPAIS CAUSAS DA DESNUTRIÇÃO.....................................................

07

4.3 DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DA DESNUTRIÇÃO......................................

08

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................

10

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................

11

1 INTRODUÇÃO

Este projeto tem o objetivo de demonstrar para as pessoas a importância do a orientação sobre desnutrição infantil. A desnutrição infantil é um problema que acomete milhares de crianças no mundo todo, sendo responsável por 55% de óbitos de crianças menores de cinco anos nos países em desenvolvimento.

Destacando assim a invisibilidade da desnutrição nas taxas de mortalidade, visto que está é uma causa intrínseca ao desenvolvimento de outros agravos a saúde da criança. Segundo França et al. (2001) “relacionam a morbimortalidade por esta causa ao complexo diarréiapenumonia – desnutrição, especialmente, no grupamento infantil pós-neonatal”. Ações governamentais, tendo por base os dados epidemiológicos e os fatores comumente ligados à enfermidade, têm reformulado o sistema de saúde priorizando a atenção básica através de políticas e programas que valorizem as ações preventivas e de alcance coletivo.

Para Nogara (1994) o Brasil inicia a década de 90 com um dos piores desempenhos entre os países do Terceiro Mundo no que diz respeito à pobreza e distribuição de renda. Tal afirmativa fica evidenciada no estudo de Monteiro et al.(1992), no qual a estimativa do número absoluto de crianças desnutridas, no pais em 1989 era de mais de 2 milhões de crianças pertencentes a famílias que viviam em condições de extrema pobreza, concentradas sobretudo na Região Nordeste do país.

Um conceito de desnutrição, que bem se aplica ao paciente hospitalizado, compreende a desnutrição como “um estado mórbido secundário a uma deficiência ou excesso absoluto de um ou mais nutrientes, que se manifesta clinicamente ou é detectado por testes antropométricos, bioquímicos, topográficos ou fisiológicos”.

A desnutrição é uma síndrome multifatorial, ela pode ser primária, caracterizada pela condição socioeconômica desfavorável, decorrente da ingestão insuficiente de energia e proteínas, em secundária, causada pela própria condição clínica do paciente ou da patologia que interferem em qualquer ponto do processo de nutrição e em e em terciária, adquirida ao longo da internação.

2 JUSTIFICATIVA

A importância em falar sobre o presente assunto permite o leitor compreender que o tema a ser demonstra a importância que o técnico em enfermagem tem de auxiliar os pacientes com estado de desnutrição.

Justifica-se o desenvolvimento deste estudo, uma vez que este demonstra a importância que a prática do técnico em enfermagem tem na comunidade, de acompanhar as crianças, onde é feito por meio de ações descontextualizadas que se tornam inócuas em relação ao seu objetivo de combater e prevenir desnutrição infantil.

3 OBJETIVOS

3.1 GERAL

Propiciar recursos para o profissional da saúde  identificar os pacientes infantis desnutridos ou em risco nutricional.

3.2 ESPECÍFICO

  • Descrever as técnicas de avaliação nutricional comumente utilizada;
  • Reconhecer as conseqüências da desnutrição do paciente;
  • Investigar famílias de crianças desnutridas acompanhadas em uma unidade básica de saúde;
  • Identificar os fatores de risco da desnutrição e as conseqüências socioeconômicas e  culturais em que vivem essas crianças e suas famílias.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 DESNUTRIÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com