TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

        DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL  - 2019

CURSO DE NUTRIÇÃO – PROF. LEONARDO

AULA PRÁTICA 1 - APRESENTAÇÃO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO

NOME: ......................................................................................................  RGM:..........................................

DATA: .............................

  Parte mecânica

- base

- sistema óptico de observação: está reunido em um tubo de comprimento constante para cada aparelho (170 mm). na parte superior encontra-se a lente ocular e na parte inferior encontra-se a lente objetiva.  

- revolver: mecanismo de rotação que permite trocar as objetivas

- platina: serve de apoio ao material a ser observado

- charriot: controla o movimento da platina e conseqüentemente do material a ser observado

- presilha: prende a lâmina sobre a platina

- Sistema de aproximação: controle de ajuste do foco, permite a movimentação do sistema óptico em relação ao objeto a ser observado. Este sistema consiste de dois parafusos, o macrométrico (movimentos mais grosseiros) e o micrométrico (movimentos mais finos enfoque de precisão).

 Sistema óptico

- lente objetiva: é constituído por lentes superpostas, projeta a imagem do objeto colocado na platina. Essa imagem apresenta inversão lateral e horizontal.

- lente ocular: amplia a imagem formada pela objetiva.

 Sistema de iluminação

- fonte luminosa

- condensador: concentra os raios luminosos e projeta um cone de luz sobre as células que estão sendo examinadas pelo microscópio.

- diafragma: permite diminuir a abertura da entrada do feixe luminoso.

- filtros: absorvem parte das radiações luminosas e permite utilizar faixas estreitas de luz de comprimentos de onda selecionados.

UTILIZAÇÃO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO

1. Fixe a lâmina sobre a platina com o auxílio da presilha

2. Verifique se o diafragma está aberto. O grau de abertura é controlado por uma pequena alavanca no condensador. Após o feixe de luz atravessar o material, este penetra na objetiva que projetará uma imagem aumentada no plano da ocular, que novamente a amplia. A variação da intensidade luminosa auxilia no controle da luz que atravessará o diafragma, o orifício da platina, a lâmina de vidro, o material preparado, a lamínula, a objetiva e o canhão.

3. No início de um exame microscópio utiliza-se primeiro a objetiva de menor aumento, que lhe fornecerá uma visão geral do material e permitirá a localização do ponto de interesse.

4. Aproxime a platina da objetiva com o macrométrico. Aproxime os olhos na ocular e movimente a platina com cuidado, com o macrométrico, até que se esboce a imagem.

5. Ajuste o foco da imagem com o micrométrico.

6. Localize a parte do material de interesse e, se necessário, utilize as objetivas com maior poder de resolução para obter maiores detalhes.

7. Ao observar o material, movimente constantemente o micrométrico para poder visualizar diferentes planos e examinar toda a profundidade da preparação.

 

* A potência de uma objetiva é indicada por seu coeficiente de aumento, ou seja, o número gravado em cada objetiva. O aumento total do material que esta sendo observado no microscópio é:

Ex: objetiva de 4X com a ocular de 10X ampliará a imagem em 40X

aumento da objetiva x aumento da ocular

CUIDADOS COM O MICROSCÓPIO ÓPTICO

- Manipule o microscópio com muito cuidado, pois trata-se de um equipamento frágil e caro!!!!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com