TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES TRABALHISTAS

Por:   •  30/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO DO VALE DO IPOJUCA S.A. – SESVALI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA – UNIFAVIP DEVRY

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

DANIELY SILVA CABRAL

RELAÇÕES TRABALHISTAS

CARUARU

2017

RELAÇÕES TRABALHISTAS

As relações trabalhistas estão relacionadas com o vinculo empregatício entre a empresa, os funcionários que compõe a mesma e os sindicatos responsáveis pela legalização dos trabalhadores. A mesma se deu a partir dos conflitos trabalhistas no século XX, onde visava o equilíbrio dos problemas trabalhistas e também a garantia dos direitos dos trabalhadores (NETO; SILVA, 2014).

As políticas de relações trabalhistas podem ser de cunho maternal, paternalista, autocrático, e material, de reciprocidade ou particular, que envolve a co-responsabilidade do sindicato na manutenção do clima organizacional sadio, que são elas: Política Nacional de Geração de Emprego, Relações Decorrentes do Contrato de Trabalho, Jornada de Trabalho, Política Salarial, Participação nos Lucros das Empresas e Assistência ao Trabalhador e ao Desempregado (NETO; SILVA, 2014).

Desta forma, as relações trabalhistas são influenciadas pelo estágio do sindicalismo. Existem meios de ação sindicais legítimos e legais, como a greve, bem como meios ilícitos de pressão, como a greve simbólica, a greve de advertência, a greve de zelo, a operação tartaruga, a paralisação relâmpago, etc. Em contrapartida, existem meios de pressão patronal, como o locaute e a lista negra (NETO; SILVA, 2014).

Na relação de emprego, o funcionário se compromete a prestar seus serviços para o empregador, e este em contrapartida se compromete a pagar os salários e demais direitos que a legislação garante ao funcionário, onde a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é a legislação que rege as relações de trabalho, individuais ou coletivas e que tem como objetivo unificar todas as leis trabalhistas praticadas no País. Todos os empregados registrados em carteira são chamados “celetistas” (VIANA, 2011).

Sendo assim, é notável que se haja por parte das empresas uma atenção maior e um cumprimento das normas que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) determina, e também uma atenção por parte dos trabalhadores na excursão de suas tarefas dentro da empresa, pois é de suma importância ter uma boa relação trabalhista dentro da empresa, pois irá trazer benefícios tanto para o empregado, quanto para o empregador e mantendo uma qualidade maior no ambiente de trabalho (VIANA, 2011).

REFÊNCIAS

  1. NETO, G. C. V. C.; SILVA, T. C. O. Relações trabalhistas em empresas privadas no brasil. Revista Saber Eletrônico On-line. 2014.
  2. VIANA, M. M. B. A importante relação entre o empregado e o empregador. Âmbito Jurídico. 2011. Disponível em: . Acesso em: 17/06/2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com