TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO DE BOLOS COM ALFARROBA POR CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE NOVA ODESSA

Por:   •  29/8/2018  •  Tese  •  9.733 Palavras (39 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 39

FACULDADE DE AMERICANA[pic 1]

Clésia Sgarioni Mariano

Rosangela Aparecida Paulino

AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO DE BOLOS COM ALFARROBA POR CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE NOVA ODESSA

AMERICANA-SP

2016

Clésia Sgarioni Mariano

Rosangela Aparecida Paulino

AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO DE BOLOS COM ALFARROBA POR CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE NOVA ODESSA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito curricular indispensável para a integralização do Curso de Graduação em Nutrição, da Faculdade de Americana.

AMERICANA- SP

2016


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        9

2        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        10

2.1        MERENDA ESCOLAR        10

2.2        ALFARROBA        12

2.3     BOLO        14

2.3.1        AÇUCAR MASCAVO        15

2.3.2        OVOS        15

2.3.3        FERMENTO QUÍMICO EM PÓ        15

2.3.4        ÁGUA MINERAL        15

2.3.5        ALFARROBA EM PÓ        15

2.3.6        ÓLEO DE SOJA        16

3        JUSTIFICATIVA        17

4        OBJETIVO        18

4.1        OBJETIVO GERAL        18

4.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        18

5        MATERIAIS  E MÉTODOS        15

5.1        ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA        19

6 RESULTADOS  E DISCUSSÃO        21

7 CONCLUSÃO.................................................................................................26

8        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        27

ANEXOS        30


AGRADECIMENTOS

       Em primeiro lugar agradecemos a Deus por ter nos dado saúde e capacitação para superar todas as dificuldades.

       A todo o corpo docente pelo aprendizado adquirido para a formação desta profissão tão importante e especial.

       À nossa orientadora Professora Mestra Doutora Fernanda Guimarães Drummond e Silva pela orientação e colaboração. À coordenadora do curso de Nutrição, Professora Doutora Glenys Mabel Caballero Córdoba e à Professora Mestra Doutora Joseane Almeida Santos Nobre, agradeceram pelo apoio, paciência e incentivo.

        Aos nossos familiares pela compreensão, apoio e a todos que diretamente ou indiretamente contribuíram na realização deste sonho.

  1. INTRODUÇÃO

       A alfarroba é uma leguminosa cultivada no mediterrâneo e com grande consumo nos países europeus. O uso desse fruto se dá após a torrefação de suas vagens e moagem para se tornar farinha, que é muito utilizada para a fabricação de pães, bolos, biscoitos, sorvetes, bebidas lácteas e chás que são consumidos principalmente nos países árabes na época do Ramadan (OWEN et al. 2003; YOUSIF, 2000).

       Apesar de ser um produto não divulgado entre as mídias a alfarroba é um alimento que pode oferecer benefícios quando inserida na alimentação em novas preparações ou produtos que aliam prazer e saúde ao ato de se alimentar. Na alimentação escolar a alfarroba foi apresentada como parte da preparação do bolo e através da educação nutricional foi explicado sobre o produto, seus benefícios e falado onde pode ser aplicado na alimentação. O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) prioriza que a alimentação fornecida aos estudantes em qualquer idade seja adquirida, planejada e testada por nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar e que atenda às necessidades nutricionais dos estudantes (BRASIL, 2009).

      Segundo o PNAE, sempre que ocorrer a inserção de um novo alimento dentro da merenda escolar e que for atípico da região deverá fazer o teste de aceitabilidade, pois o aluno é o principal consumidor e sua opinião é de grande importância para a aquisição da merenda. No período em que os alunos permanecerem na escola a alimentação deverá fornecer de 20 a 30% das necessidades nutricionais diárias (BRASIL, 2009). Desenvolver receitas e fazer o teste visando uma boa aceitabilidade entre as crianças em idade escolar e que através de ações inseridas dentro das disciplinas de matemática e língua portuguesa possam aprender através receitas fáceis como comer um alimento nutritivo e adquirir hábitos saudáveis para praticar a vida inteira.

      Assim sendo, este estudo possibilitou apresentar a Alfarroba com proporções diferentes na preparação do bolo e verificar a aceitabilidade entre as crianças em idade escolar de 6 a 11 anos.


2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA[pic 2]

  1. 2.1 MERENDA ESCOLAR

      O PNAE é a maior e mais antiga política pública de alimentação voltada à merenda escolar no Brasil. Este programa foi criado no ano de 1955 para suprir a carência nutricional dos alunos enquanto permanecerem na sala de aula, garantindo o direito humano a alimentação, porém ainda existem alguns lugares principalmente nas regiões do Nordeste que a produção e distribuição da merenda são a única refeição recebida naquele dia pelas crianças o que faz aumentar a insegurança alimentar (BRASIL, 2009).

      O PNAE tem por objetivo fornecer alimentação aos escolares da rede pública com qualidade nutricional, respeitando os hábitos alimentares e regionais. No Brasil, devido a diversidade de cultura seria inviável ter um cardápio padrão e promover hábitos saudáveis sem respeitar a regionalidade de cada um (VASCONCELOS et al, 2012;RAMOS et al,2013). No município a responsabilidade do PNAE é da Prefeitura, no estado é da Secretaria da Educação e no Brasil é o Ministério da Educação, cada um com incumbência de garantir que sejam cumpridas as leis por ele estabelecidas (Resolução 38/ 2009 do FNDE), garantir uma refeição de qualidade e balanceada para prevenir e suprir as necessidades nutricionais dos alunos durante o período letivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com