TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acompanhamento Nutricional de Uma Gestante

Por:   •  6/4/2019  •  Artigo  •  3.332 Palavras (14 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 14

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL DE UMA GESTANTE COM DOENÇA DO REFLUXO GASTRESOFÁGICO, GASTRITE E ESOFAGITE

RESUMO

A nutrição adequada na gestação traz benefícios fisiológicos e metabólicos, tanto para a mãe, quanto para o bebê, reduzindo os riscos e complicações da patologia materna e assegurando o suporte nutricional necessário durante a gravidez. O objetivo desse projeto consiste em avaliar, acompanhar as alterações no estado nutricional e prescrever um plano alimentar equilibrado de conforme as patologias da gestante (Doença do refluxo gastresofágico (DRGE), gastrite e esofagite). Foi selecionada uma gestante com 22 semanas de gestação e com as patologias citadas acima. No qual a gestante foi avaliada em relação ao peso, altura, IMC e circunferência de braço, conforme a orientação do Ministério da Saúde. A gestante apresentava IMC pré-gestacional 23,66 kg/m2, sendo classificada como adequado e no inicio do projeto apresentava-se com IMC de 27,23 kg/m2, classificado como sobrepeso e após um mês seguindo o plano alimentar proposto, seu IMC foi 27,43 kg/m2, classificado como adequado. Com isso conclui-se que um plano alimentar é de imensa importância para assegurar a saúde da gestante e do bebê.

Palavras-chave: Gestação, Acompanhamento nutricional, Plano alimentar.

NUTRITIONAL MONITORING OF A PREGNANT WOMAN WITH GASTROESOPHAGEAL REFLUX DISEASE, GASTRITIS AND ESOPHAGITIS

ABSTRACT

Adequate nutrition in gestation brings physiological and metabolic benefits to both mother and baby by reducing the risks and complications of maternal pathology and ensuring the nutritional support needed during pregnancy. The objective of this project is to evaluate, monitor changes in nutritional status and prescribe a balanced diet plan according to the pathologies of the pregnant woman (gastroesophageal reflux disease (GERD), gastritis and esophagitis). A pregnant woman with 22 weeks of gestation and with the pathologies mentioned above was selected. In which the pregnant woman was evaluated in relation to weight, height, BMI and arm circumference, according to the orientation of the Ministry of Health. The pregnant woman presented pre-gestational BMI 23.66 kg / m2, being classified as adequate and at the beginning of the project presented a BMI of 27.23 kg / m2, classified as overweight and after one month following the proposed food plan, his BMI was 27.43 kg / m2, classified as adequate. This concludes that a food plan is of immense importance to ensure the health of the pregnant woman and the baby.

Keywords: Gestation, nutritional monitoring, food plan.

INTRODUÇÃO

A organização mundial da saúde preza inteiramente pelo tema e os procedimentos necessários para saúde das mães e dos seus filhos, utilizando como base vários estudos que ao longo dos anos avaliou que o adequado estado nutricional da mulher está diretamente relacionado a qualidade do desenvolvimento do bebê ao longo não só dos nove meses mais por toda a vida (Picciano, 2002).

A gravidez é um processo de recorrentes mudanças no corpo da mulher, sendo elas, fisiológicas, metabólicas, comportamentais e nutricionais. Procedimentos que no qual são normais, pois são adaptações que o organismo faz em resposta ao novo ser vivente em desenvolvimento no útero. As inúmeras alterações fisiológicas ocorrem em espaços de tempo de acordo com as fases da gestação para garantir melhor desenvolvimento e crescimento fetal, com isso é necessário realizar alguns cuidados especiais como um pré-natal e uma nutrição adequada, sendo estes de suma importância para o crescimento adequado do feto e redução de possíveis complicações durante a gestação. (Coimbra LC, 2006)

Segundo o programa nacional para a promoção da alimentação saudável:

Durante a gravidez, as necessidades nutricionais aumentam para apoiar o crescimento e desenvolvimento do bebé bem como o metabolismo materno. Assim, as recomendações alimentares e nutricionais devem adaptar-se a cada mulher, considerando-se as diferenças individuais. Desta forma, recomenda-se adoção de um estilo de vida saudável, que deve iniciar-se mesmo antes da gravidez, para otimizar a saúde da mãe e reduzir o risco de complicações durante a gravidez e de algumas doenças no bebé (Teixeira et al, 2005).

As modificações decorrentes no corpo da mulher podem impactar na vida social da gestante, podendo ser percebida como um conflito psicológico, onde diversos hormônios participam contribuindo nesta questão. Para Silva et al. (2010, p.89), as principais transformações fisiológicas oriundas de uma gravidez são significativamente, aumento da região abdominal consequentemente ganho de peso, aumento das mamas seguido de dores, visto que está sendo preparada para a produção do leite materno, além de diversas alterações metabólicas devido a maior necessidade energética e nutricional.

O acompanhamento nutricional adequado para gestantes com alguma patologia é imprescindível devido a maior necessidade de assistência frente a um elevado risco nutricional tanto para a mãe quanto pra o bebê, onde a doença se não acompanhada na gestação pode afetar diretamente o desenvolvimento do feto podendo haver possíveis complicações no decorrer do processo, assim a gestante que é acometida por alguma doença sendo ela aguda ou crônica requer indispensavelmente atenção prioritária buscando benefícios permanentes para toda a vida.

Indivíduos que sofrem com doenças do trato digestório tendem a sentir muitos desconfortos seguidos de dores fortes consequentemente alterações na alimentação. As gestantes que são acometidas por essas doenças precisam de uma intervenção nutricional mais delicada e diferenciada, pois os sintomas da patologia podem se unir aos da gestação, acarretando em uma má alimentação com a redução do interesse por se alimentar, provocando assim resultados negativos, como deficiências nutricionais que são importantes no processo gestacional (Morais, 2012).

Dentre essas patologias, a doença do refluxo gastroesofágico é “definida como sendo a condição que se desenvolve quando o refluxo do conteúdo gástrico causa sintomas e ou complicações” (APARECIDA, 2014, P. 2010). Esse conteúdo refluído é altamente ácido e corrosivo, com isso os pacientes acometidos por essa doença se queixam de rouquidão, tosse, pigarro, globos faríngeo, odinofagia, disfagia, entre outras, além de azia, que caracteriza como uma sensação de queimação.

A gastrite crônica também é classificada como uma doença do trato digestório é “uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com