TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL EM PACIENTES GESTANTES QUE FORAM SUBMETIDAS A CIRURGIA BARIÁTRICA:UMA REVISÃO DE LITERATURA

Por:   •  6/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.946 Palavras (12 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA

CURSO DE NUTRIÇÃO

AMANDA CRISTINA DE OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL EM PACIENTES GESTANTES QUE FORAM SUBMETIDAS A CIRURGIA BARIÁTRICA:UMA REVISÃO DE LITERATURA

SÃO JOSÉ/SC, 2017.

AMANDA CRISTINA DE OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL EM PACIENTES GESTANTES QUE FORAM SUBMETIDAS A CIRURGIA BARIÁTRICA :UMA REVISÃO DE LITERATURA

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina “Projeto de Conclusão de Curso”, Curso de Nutrição, Centro Universitário Estácio de Santa Catarina.

SÃO JOSÉ/SC, 2017.

RESUMO

Um dos grandes desafios da atualidade é o controle das DCNT (Doenças Crônicas não transmissíveis ), com o aumento de peso da população as doenças relacionadas só tendem a crescer cada vez mais . A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais chances de  desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula, além da obesidade mexer com fatores psicológicos, acarretando diminuição da autoestima e depressão. Sendo assim, a obesidade é considerada grave e acarreta prejuízos para a saúde da população em geral. A opção mais procurada atualmente para a diminuição de peso em pacientes com obesidade mórbida é a cirurgia bariátrica, que  certamente é o tratamento mais eficiente e procurado no mundo para a obesidade. As técnicas da cirurgia estão cada vez mais modernas e seguras ,trazendo aos pacientes  menor risco de complicações ,com técnicas cada vez mais facilitadas e que demandam menor tempo de recuperação. As mulheres que realizam a cirurgia bariátrica precisam de um acompanhamento rigoroso para evitar problemas principalmente com carência de nutrientes para a mãe e o feto, já que  modificação feita no trato gastrointestinal a absorção de nutrientes fica prejudicada. O presente trabalho tem como objetivo descrever  as principais deficiências nutricionais entre as gestantes, a influência da cirurgia na fertilidade, apontar os principais cuidados pré e pós gestacionais,  observar a importância do acompanhamento com nutricionista para identificação e controle das deficiências nutricionais através dos estudos selecionados .

Área de conhecimento: 4.05 (Ciências da saúde e Nutrição).

DESCRITORES: Nutrição,Cirurgia bariátrica,Gestação.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

1.1 OBJETIVOS        8

1.1.1 Objetivo Geral        8

1.1.2 Objetivos Específicos        8

2 JUSTIFICATIVA        9

3 REVISÃO DE LITERATURA        10

3.1 OBESIDADE        10

3.2. CIRURGIA BARIÁTRICA:        10

3.3 GESTAÇÃO        10

3.4 CIRURGIA BARIATRICA E GESTAÇÃO        11

4 METODOLOGIA...........................................................................................................................13

5CRONOGRAMA............................................................................................................................13

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS .....................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Este é um  trabalho de conclusão de curso em nutrição, que será realizado em 2017/2.

A obesidade é uma doença crônica, que vem aumentando drasticamente no mundo,  é um  problema  de saúde  pública que merece a atenção de todos nós como sociedade. Os  péssimos hábitos alimentares ,o elevado consumo de alimentos processados e a falta de atividade física fazem com que a obesidade cresça de forma preocupante ( COHEN ;TORRES;SCHIAVON, 2012).

Existem inúmeras doenças atualmente ligadas a obesidade, tais como o diabetes mellittus, dislipidemias, hipertensão arterial sistêmica, infarto agudo do miocárdio, alguns tipos de câncer, infertilidade, problemas físicos, depressão, estresse, entre outras patologias, essas doenças trazem ao obeso a  perda de qualidade de vida (COSTA et al., 2009).

A obesidade é  uma das causas de infertilidade, a gestante obesa é certamente  uma paciente de alto risco. A obesidade durante a gravidez pode aumentar a incidência  de hipertensão, pré-eclâmpsia, diabetes .principalmente no final da gestação (DIXON ;BRIEN, 2005).

Muitos pacientes obesos já apresentam deficiências nutricionais, clinicas ou subclínicas, antes mesmo de realizarem a cirurgia bariátrica(CB). Sempre antes da cirurgia deve ser acompanhados os níveis séricos de vitaminas para que seja evitado complicações e possível diminuição dos estoques  no organismo (SALINAS et al., 2006).

A CB é reconhecida atualmente como a melhor forma de tratamento para a obesidade mórbida, é eficaz na perda de peso, na redução de comorbidades relacionadas a obesidade, e trás a uma melhora significativa na qualidade de vida  dos gastroplastizados (SJOSTROM.,et al 2004).

Com a realização da cirurgia ,que é um tratamento invasivo da obesidade ,também pode haver aspectos negativos . Os pacientes submetidos á cirurgia de gastroplastia estão sujeitos a complicações nutricionais e metabólicas. Isto ocorre porque existe um aumento nas necessidades nutricionais, que  variam dependendo do tipo de cirurgia  realizada e a dificuldade na  absorção dos nutrientes (ANDRADE;MEIRA;MARTIN,  2010).

Durante a gestação, como consequência das deficiências nutricionais, a mãe e o feto em desenvolvimento podem apresentar sérias complicações em curto e longo prazo. É necessário que haja um cuidado nutricional  na gestação para as mulheres submetidas a cirurgia bariátrica, essas pacientes podem apresentar deficiências de alguns nutrientes principalmente  ferro,vitamina B12, folato e cálcio (LIMA et al., 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (249.6 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com