TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Compras Conscientes

Por:   •  12/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário[pic 1]

Começando pelo Índice Glicêmico        5

Carga Glicêmica        5

Tabela nutricional        6

Escolha os alimentos        7

Bebidas industrializadas        8

Leite        8

Armazenamento        9

Doces e açúcares        9

Monossacarídeos        9

Dissacarídeos        10

O açúcar na alimentação        10

Questionário        11

Bibliografia        12


Tema: Compras conscientes.

Objetivo: Ensinar o consumidor como escolher alimentos mais saudáveis na hora das compras. Entender que saúde e sabor podem andar juntos. Identificar os componentes benéficos e maléficos na tabela nutricional.

Justificativa: Atualmente, com o crescimento da população obesa e com o aumento de varias outras doenças decorrentes dessa condição, a população está começando a se preocupar com a saúde, mas em geral possuem muitos conhecimentos duvidosos, devido a influencia das industrias, agravando ainda mais a situação que poderia ser contornada com informações básicas.

Métodos: Abordar clientes de um supermercado, acompanhar como costumam selecionar os alimentos, questionar seus motivos e prioridades. Apontar os principais equívocos cometidos na seleção, indicar opções mais saudáveis com preços relativos, incentivar e ensinar à leitura de rótulos, tirar dúvidas, avaliar o grau de interesse no assunto abordado.

Resultados: Foram observadas dez pessoas com diferentes faixas etárias e com base nesses dados, foi notável que quanto mais jovem, menor era o interesse com a própria saúde. Os adolescentes selecionavam doces e itens do tipo fast-food. Os adultos estavam no caminho de uma boa alimentação, optando por alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, mas não deixavam de comprar doces e salgados. E os idosos foram os que tiveram os melhores hábitos, optando por integrais, verduras, frutas e legumes e excluindo totalmente os doces e gorduras de sua alimentação.

A maioria dos entrevistados disse se alimentar de maneira saudável, incluindo verduras e frutas na refeição; mas o resultado foi assustador quando a pergunta sobre consultar uma nutricionista, de todos, apenas um visitou um consultório. Uma boa parte afirmou consumir certos alimentos mesmo sabendo que fazem mal, como doces, refrigerantes, frituras e refeições prontas. A informação nutricional não é muito vista pelos consumidores, pela dificuldade em ler suas letras pequenas e o desconhecimento da importância de cada componente.

Conclusão: A maioria das pessoas se importa com uma boa alimentação, mas não a põe em prática na maioria das vezes, recorrendo aos alimentos mais práticos e saborosos; não consultam um nutricionista, o que gera grande preocupação, pois não há como saber se estão suprindo todas as suas necessidades fisiológicas, e a informação nutricional ainda é um mistério para os consumidores.

É necessária a realização de campanhas de conscientização sobre as doenças decorrentes da obesidade, focando no publico mais jovem. O desconhecimento da gravidade dessas DCNT resulta nos maus hábitos alimentares que, por sua vez, se tornam vícios para o resto da vida.


Começando pelo Índice Glicêmico

Definição IG: é a velocidade de absorção do carboidrato/açúcar de um alimento ou a velocidade que o açúcar de um determinado alimento chega a corrente sanguínea. É uma medida da qualidade do carboidrato ingerido.

Importância: Devem-se evitar alimentos de alto índice glicêmico para não ocasionar pico do hormônio insulina. Quanto mais lentamente o açúcar do alimento chegar a corrente sanguínea menos insulina é produzida pelo pâncreas resultando em maior tempo de saciedade menor risco para aparecimento de diabetes e obesidade.

Pode-se diminuir o índice glicêmico de um alimento adicionando fibras, aliment[pic 2][pic 3]

alimento. Ex: O Pão Branco tem IG elevado, se for integral (presença de fibras) diminui, se adicionar queijo (proteína) diminui, se adicionar azeite (gordura) diminui, etc.

Carga Glicêmica

Definição CG: é um indicador de qualidade e quantidade de carboidrato a partir de uma determinada porção[pic 4][pic 5]

consumida desse nutriente na dieta. quantidade de carboidrato ingerido.


carga glicêmica tem uma maior importânci


por considera a

Características do Índice Glicêmico:

  • Grau de maturação: Quanto mais madura está uma fruta, maior o seu IG.[pic 6]

  • Cozimento: Quanto maior o tempo de cozimento dos alimentos, maior o IG, pois as moléculas de amido incham e o deixam macio, facilitando a digestão.

  • Fome: Um alimento que logo após ser ingerido, volta a te deixar com fome, significa que ele foi digerido rapidamente e consequentemente seu índice glicêmico é alto.

Tabela nutricional

  • Carboidratos e proteínas: dependem do seu consumo calórico diário. Não é possível taxar um valor “ideal”.
  • Gorduras totais: também depende do consumo calórico de cada um.
  • Gorduras saturadas: quanto menos, melhor, pois aumentam o colesterol ruim.
  • Gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas: são calóricas como qualquer outra, mas fazem bem à saúde, aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL). Se o alimento tiver gordura, quanto mais insaturada, melhor.
  • Gorduras trans: Podem ocasionar diversas doenças, já foi banida de diversos países. Ideal: 0g
  • Fibras: 20g por dia seria excelente.
  • Vitaminas e minerais: procure variar os alimentos para suprir todas as necessidades do seu corpo.
  • Colesterol: A recomendação diária é de 200 mg por dia. Mais ou menos, 30 mg por refeição.
  • Sódio (Sal): quanto mais baixo, melhor.
  • Açucares: esses valores são parte do valor dos carboidratos (açucares são carboidratos). Não há um valor definido. Mas como todos já sabem, quanto menos, melhor.

Compare produtos semelhantes e escolha aquele que tem menos açúcar e menos sódio.

Os alimentos ricos em glicose, dextrose e maltose possuem IG alto, enquanto que os alimentos que contêm maiores quantidades de sacarose, lactose ou frutose têm IG mais baixos. Alimentos que contêm pouca ou nenhuma quantidade de carboidratos como carnes, óleos, gorduras, ovos, peixes e alguns vegetais, não possuem valores para o IG.

Além de verificar os dados contidos na tabela de informações nutricionais, também é aconselhável dar uma espiada nos ingredientes dos produtos industrializados. Um detalhe facilita muito: eles sempre estarão em ordem de grandeza. Ou seja, o primeiro item citado é o que está em maior quantidade na receita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com