TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO DE COMPRAS

Trabalho Escolar: ESTUDO DE CASO DE COMPRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2013  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  2.077 Visualizações

Página 1 de 4

SOERBRAS – Associação Educativa do Brasil

Faculdades Integradas Icesp - PROMOVE

7º Semestre / 2012 - Administração

ESTUDO DE CASO - COMPRAS

Brasília, 04 de Novembro de 2012

SUMÁRIO

1. A LOGÍSTICA COMO VANTAGEM COMPETITIVA 4

1.1. SUPPLY CHAIN MANAGMENTE (SGM) 4

2. JUST IN TIME NA PRODUÇÃO 4

3. ESTUDO DE CASO COMPRAS 5

BIBLIOGRAFIAS 7

1. A LOGÍSTICA COMO VANTAGEM COMPETITIVA

A competitividade entre empresas que vendem e fornecem aquecedores passou a depender da gestão eficiente de suas operações e principalmente, da área de Compras. Gestores responsáveis pela aquisição de produtos têm como missão reduzir custos e fornecer vantagens competitivas de forma a garantir a sobrevivência de uma organização.

1.1. SUPPLY CHAIN MANAGMENTE (SGM)

O SCM direciona os gestores para que possam definir suas estratégias competitivas através de um posicionamento, tanto com fornecedores, quanto com clientes dentro das cadeias produtivas, de forma a atender o consumidor final de forma mais eficiente reduzindo os custos e aumentando os lucros.

Os cinco passos utilizados para melhores resultados da CSM:

 Integração da infra-estrutura com os clientes e fornecedores;

 Reestruturação do número de fornecedores e clientes;

 Desenvolvimento integrado do produto;

 Desenvolvimento logístico dos produtos;

 Cadeia estratégica produtivas.

2. JUST IN TIME NA PRODUÇÃO

Quando bem aplicado, reduz ou elimina a maior parte dos desperdícios que ocorrem nas compras, produção, distribuição e atividades de apoio à produção.

A implantação do JIT é possível em empresas que dêem valor ao cliente, prime pela qualidade e evite desperdícios, para isso basta analisar bem o sistema a ser implantado e aplicá-lo da melhor maneira possível deixando todos cientes de que é preciso que todas as áreas trabalhem em conjunto para a sua implantação.

3. ESTUDO DE CASO COMPRAS

Em abril de 2012, a Ideal Metalúrgica, principal fornecedora de aquecedores elétricos para a Calor Quente, ofereceu-lhe um desconto de 10%, caso esta comprasse 10.000 aquecedores e aceitasse a entrega no pagamento para serem efetuados em 15 de junho de 2012.

Verificou-se que a sazonalidade das vendas de aquecedores estava gerando problemas, pois a grande quantidade de aquecedores era vendida no final do outono e começo do inverno.

A ideal não podia manter uma produção anual em níveis constantes e os aquecedores representavam 90% do faturamento, entretanto se os aquecedores fossem produzidos em função de suas vendas, a Ideal não teria capacidade suficiente para atender a demanda, por isso a Ideal forneceu a Calor Quente desconto especial de 10%.

O chefe de compras da Calor Quente informou ao vendedor da Ideal que estudaria a proposta e que posteriormente daria uma resposta.

Para aquisição de 10.000 aquecedores pela Metalúrgica Calor Quente, verificou-se em um comparativo dos seis primeiros meses de 2011 e os seis primeiros meses de 2012 uma queda nas vendas de 10,49% os responsáveis pela empresa estão tomando medidas de prevenção, visando a recuperação da área de vendas, entretanto mesmo com tais ações previu-se que os 10,49 se reduziriam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com