TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento De COmpra E Consumo

Trabalho Escolar: Comportamento De COmpra E Consumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  1.464 Visualizações

Página 1 de 6

Comportamento de Compra e Consumo Atividade 1

Pergunta 1

Como podemos perceber no início de nossos estudos pertencemos a famosa sociedade do consumo. É uma sociedade baseada na produção e consumo de bens e serviços cada vez mais em maior disponibilidade no mercado, tornando a concorrência pela atenção do consumidor cada vez mais intensa. Não que isso seja algo ruim em termos sociais, mas implica em uma necessidade cada vez mais latente por parte das empresas em pensar em termos de marketing e, naturalmente, entender o comportamento do consumidor. Para entender esta sociedade, delimitamos as suas principais características. Assim, das alternativas à seguir, informe a INCORRETA em relação à estas características:

a. Obsolescência programada - é o que nós percebemos no mercado de aparelhos celulares. Cada versão lançada no mercado já possuí um tempo limite de mercado. Após este período, é substituído por uma nova versão. Isso permite as organização programar o ciclo de vida dos produtos e conduzir a melhores retornos financeiros.

b. Valor de uso simbólico - cada vez mais os consumidores esperam os benefícios que obterão com o uso dos produtos ou serviços, muitas vezes não se importando com o retorno custo/benefício de sua escolha.

c. Tendência ao consumismo - á a tendência ao consumo impulsivo e, em muitas ocasiões, irresponsável. É o comprar por comprar.

d. Oferta maior que a procura - cada vez mais existem um infinidade de produtos que brigam pelo bolso dos consumidores, conduzindo a uma oferta maior que a procura. Isso leva as empresas a estratégias agressivas de propaganda e marketing.

e. Consumo de massa - os padrões de consumo estão massificados e seguindo uma tendência que a grande maioria dos consumidores a seguem, como notamos nas modas que surgem em um determinado mercado e que se tornam o padrão de consumo em um determinado mercado.

Pergunta 2

Leia o texto a seguir retirado da revista Exame: Entre as multinacionais, a Unilever foi pioneira em aderir ao marketing etnográfico no Brasil. Em meados dos anos 90, até uma residência típica de baixa renda foi montada em uma das unidades da empresa em São Paulo para ajudar seus funcionários a mergulhar no universo desses consumidores. A prática se manteve, espalhou-se por diferentes áreas da companhia e é responsável por várias novidades. Foi da experiência de acompanhar donas de casa cozinhando que surgiu a idéia de lançar, em abril passado, molhos de tomate com polpa de beterraba, cenoura, espinafre e vegetais combinados. Detalhe: sem o gosto dos legumes, apenas com seus nutrientes. "Cansei de ver mães que eram categóricas ao afirmar que obrigavam, sim, seus filhos a comer legumes e verduras", afirma Claudia Ignácio, gerente de pesquisa. "Mas ao mesmo tempo víamos a criança na mesa separando tudo que era verdinho no canto do prato." Como percebemos, trata-se de técnicas usadas pelas organizações para o melhor entendimento dos consumidores. Dentre as técnicas apresentadas em nossa aula, qual a que melhor se encaixa no texto apresentado:

a. Grupos de foco.

b. Entrevistas e levantamentos.

c. Observação.

d. Experimentação.

e. Questionário.

Pergunta 3

Leia o texto à seguir retirado de nossa material de aulas: "O Estudo do Comportamento de Compra envolve as seguintes atividades: obtenção, consumo e eliminação dos produtos. Em cada uma dessas atividades, há diversos elementos que precisam ser considerados, pois podem levar a comportamentos de compra completamente diferentes", ou seja, no estudo do comportamento do consumidor temos alguns preceitos, ou objetivos que devem ser considerados na sistematização do estudo dos mercados. Em relação as atividades envolvidas no processo, indique a alternativa CORRETA:

a. Consumo: é conhecer como o consumidor usa o produto, como o guarda e quanto é consumido.

b. Obtenção: é como o consumidor se relaciona com o produto, quando, além de usá-lo, tenta convencer os seus conhecidos dos benefícios de seu uso.

c. Obtenção: como recicla os produtos ou se desfaz quando não o usa mais.

d. Troca: é compreender como o consumidor troca o seu produto ou serviços, ou seja, como escolhe entre as opções do mercado no momento que o mesmo não apresenta mais a qualidade esperada.

e. Eliminação: são os aspectos à compra do produtos como onde o consumidor adquire o produto e como irá efetuar o pagamento.

(fiquei na dúvida quanto a alternativa D)

Pergunta 4

Leia o texto à seguir retirado de nosso material de aula: "De uma forma mais simplificada, pode-se afirmar que o marketing estuda as relações de troca entre as pessoas ou grupos de pessoas. Assim, onde existe uma situação em que dois indivíduos, ou dois grupos sociais, tenham interesse em realizar uma troca, ali há uma situação de marketing. Se observarmos bem, estamos realizando diversos tipos de trocas ao longo do nosso dia: trocamos nosso serviço e trabalho por recompensas financeiras que recebemos (salário e pagamentos); trocamos nosso dinheiro, adquirido através de uma troca anterior, por um meio de transporte e por alimentos para o nosso dia a dia; trocamos nosso salário por roupas e, aos finais de semana, por diversão e entretenimento. Os meios de comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com