TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Por:   •  30/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 Geral:        4

2.2 Específicos:        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA        6

4.1 DCNT – Doenças crônicas não transmissíveis        6

4.1.2 Consumo de alimentos não saudáveis.        7

4.1.4 Alimentação saudável        9

4.1.5 A nutrição no controle das doenças crônicas não transmissíveis.        10

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        11

6. CRONOGRAMA DE PESQUISA        12

7 RESULTADOS ESPERADOS        12

REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

Atualmente o estilo alimentar do ser humano tem se modificado negativamente. Com a Industrialização, globalização e o desenvolvimento econômico, melhoraram-se os padrões de vida, e a disponibilidade de alimentos aumentou, e o consumo frequente de alimentos industrializados, também se expandiu entre as pessoas, que aderem a esses produtos tanto pela praticidade quanto pelo custo.

  A alimentação saudável promove o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde. A conscientização, é de suma importância para a prevenção de vários tipos de doenças, como DCNT, que vem cada dia ganhando espaço entre a população, e é exatamente para esse propósito de conscientização, que este projeto está sendo desenvolvido.

Mas ao ingerir os alimentos com baixo valor nutricional, as pessoas estão cientes dos riscos e doenças que podem acarretar em resposta da má alimentação, com isso o problema de pesquisa e:  Qual a relação da alimentação e a relação com DCNT doenças crônicas não transmissíveis?

A Contribuição do trabalho é obter informação e cerca de uma má alimentação, principalmente da ingestão de produtos industrializados, no qual favorece ao vinculo de doenças DCNT- Doenças crônicas não transmissíveis.

2 OBJETIVOS

2.1 Geral:

Compreender como deve ser a conscientização do consumo alimentar saudável nas famílias e escolas, incentivando novos hábitos que priorizem a saúde para que possam ver com um novo olhar e assim tomar atitudes que melhorem seu estilo de vida.

2.2 Específicos:

a) - Apontar estudos sobre a promoção da saúde e prevenção, principalmente das Doenças Crônicas não Transmissíveis;

b) - Caracterizar através de pesquisas a importância da alimentação saldável para a crianças, adultos e adolescentes dentro do lar;

 c)- Comparar o consumo abusivo de refrigerantes, bolachas recheadas, salgadinhos com outros alimentos industrializados, e tornar claro que uma boa nutrição é um dos aspectos crucias para se ter uma boa saúde.

3 JUSTIFICATIVA

Para Mendes et.al (2017), a conscientização para uma educação alimentar saudável surge como assunto de grande relevância para melhoria da qualidade de vida das pessoas, e estão relacionadas às questões de saúde e bem-estar social, fazendo parte das preocupações dos mais variados setores da sociedade.

No entanto os hábitos alimentares da maioria da população na atualidade, se destaca como excesso consumo de alimentos industrializados, refrigerantes, doces e salgados, que por fim, acabam gerando uma série de malefícios a saúde como obesidade e doenças crônicas degenerativas, principal causa de morte em muitos países do mundo (MENDES, et.al 2017).

 Nesse sentido, a conscientização para uma educação alimentar saudável surge como assunto de grande relevância para melhoria da qualidade de vida das pessoas evitando assim as doenças DCNT doenças crônicas não transmissíveis.  

4 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

4.1 DCNT – Doenças crônicas não transmissíveis

As doenças crônicas compõem o conjunto de condições crônicas1 . Em geral, estão relacionadas a causas múltiplas, são caracterizadas por início gradual, de prognóstico usualmente incerto, com longa ou indefinida duração. Apresentam curso clínico que muda ao longo do tempo, com possíveis períodos de agudização, podendo gerar incapacidades (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2013).

Para o Ministério da Saúde (2018) as DCNT são multifatoriais, ou seja, determinadas por diversos fatores, sejam eles sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração.  As principais DCNT (doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias) possuem quatro fatores de risco em comum. Vale salientar que esses fatores de risco são modificáveis (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2018).

Segundo Ministério da Saúde (2019) aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) no país. Existem alguns fatores que favorecem o seu desenvolvimento no organismo: fatores genéticos, sexo e idade, além de hábitos e comportamentos de risco com inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas.

Hoje consumo excessivo e/ou desbalanceado de alimentos e à prática insuficiente de atividade física tem ocasionado um grande cenário a ocorrência de doenças crônicas DCNT (CLARO, et.al, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (314.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com