TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Sugestões Importantes Para Auxiliar as Mães

Por:   •  3/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.717 Palavras (15 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

NUTRIÇÃO

[pic 1]

Camila dos Santos Goulart

URUGUAIANA-RS

2022

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

LISTA DE FIGURAS

 Pirâmide Alimentar Adaptada....................................................................................27

LISTA DE QUADROS

Quadro 1- Sugestões importantes para auxiliar as mães............................................23

Quadro 2 Tabela de alimentos....................................................................................30

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

OMS

IA

SBP

MS

Organização Mundial de Saúde

Introdução Alimentar

Sociedade Brasileira de Pediatria

Ministério da Saúde

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        20

2.        JUSTIFICATIVA        22

3.        OBJETIVOS        24

3.1        GERAL....        24

3.1 ESPECÍFICOS..................................................................................................24

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        26

  1. INTRODUÇÃO  

A complementação do leite materno inicia-se a partir dos seis meses de idade, onde o bebê encontra-se pronto para receber novos alimentos, pois nessa fase já possui força no tronco e consegue ficar sentado.

        Assim que inicia a alimentação é necessário ofertar água ao bebê, essa água deve ser tratada, filtrada ou fervida.

A alimentação oferecida ao bebê após os 6 meses, deve ser composta de grãos (cereais e feijões), carnes, frutas e verduras. A introdução dos alimentos complementares deverá ser 14 lenta e gradual, a criança tende a rejeitar as primeiras ofertas dos alimentos, pois tudo é novo, a colher, a consistência e o sabor. A partir da introdução dos alimentos complementares é importante oferecer água à criança - tratada, filtrada ou fervida (BRASIL, 2002a).

A alimentação complementar deve ser balanceada para estimular o interesse da criança, pois dietas monótonas favorecem a deficiência de nutrientes, já que desmame pode ser mal interpretado como interrupção do aleitamento materno.

Os alimentos complementares precisam ser ricos em vitamina A e C, ácido fólico, ferro, cálcio e zinco, além disso devem ser ricos em energia e nutrientes, sem excessos de sal.

Por isso é preciso ficar atento a alimentação da criança e também aos hábitos que a criança cria durante esse período, também é importante fazer as refeições em família pois torna o momento social e prazeroso.

A I.A. serve não só para alimentar, mas para garantir a promoção da saúde e de uma qualidade de vida e da prevenção de doenças futuras.

Segundo a S.B.P. (2006), a papinha salgada deve conter nutrientes necessários para o bebê, por isso faz-se necessário para adicionar os seguintes grupos alimentares: cereal ou tubérculo, alimento protéico de origem animal, leguminosas e hortaliças.

A alimentação vai muito além do simples fato de fornecer nutrientes para o crescimento e manutenção do corpo, é através dos hábitos alimentares saudáveis desde a infância que poderão ser evitados vários problemas nutricionais como: sobrepeso/obesidade, baixo peso e dificuldade de desenvolvimento, deficiência de ferro, cáries dentárias, alergias, bem como prevenção de doenças crônicas (MAHAN, 2012).

Através dessa pesquisa, foi possível buscar informações a respeito das diferentes formas de complementação alimentar que melhor se adaptam ao bebê, garantindo as propriedades necessárias para o bom desenvolvimento do organismo.

Foram destacados três tipos de alimentação para o bebê: o método tradicional onde a mãe ou o responsável alimenta o bebê; o método BLW (Baby- Led Weaning onde é ofertado o alimento em pedaços ou tiras para que ele consiga se alimentar sozinho; e o método BLISS, que significa introdução aos sólidos guiados pelo bebê, que vem para complementar o BLW com porções específicas que garantam os nutrientes necessários para a alimentação que a criança necessita.

É preciso estar consciente e atento às formas de I.A, pois utilizando o método errado podem causar problemas ao bebê, um desses métodos que é bem utilizado, é o uso das papinhas industrializadas, que não são recomendadas aos bebês, pois possuem uma densidade energética muito alta, além de grandes quantidades de sódio, açúcar, gordura e aditivos que irão contribuir para o aumento da obesidade infantil.

Segundo Oliveira C. e Fisberg (2003), essa obesidade em bebês e crianças teve um crescimento considerável nas últimas décadas, tornando-se um fato preocupante, pois os fatores advindos da obesidade, como a dislipidemia, hipertensão, diabetes melittus e doenças cardiovasculares, são fatores de risco não só para adultos, mas também para as crianças.

Desta forma, ao longo da pesquisa será apresentado vários aspectos que contribuem para a I.A, destacando a correta forma de inserção e alimentação dos alimentos para o bebê.

O trabalho conta como objetivo demonstrar através de leituras, a importância e o cuidado com a introdução alimentar correta, permanecendo com o uso do aleitamento materno.

A busca pelos materiais de pesquisas foram realizados entre os meses de fevereiro e outubro de 2022, utilizando como bases de dados Google e pesquisas em artigos, monografias e outros TCCs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (550.7 Kb)   docx (626.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com