TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Açaí: Identidade e Sustentabilidade Paraense

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O projeto interdisciplinar “Açaí: identidade e sustentabilidade paraense” da nossa escola Tenente Rêgo Barros contribuiu para vivência dos alunos em relação à cultura do açaí, por meio do passeio realizado à cidade de Abaetetuba, um das maiores cidades produtoras do fruto.

A visita a fábrica Imperatriz possibilitou aos alunos o conhecimento no local do beneficiamento do açaí e todos os aspectos relacionados à cultura deste produto.

Vale ressaltar que a atividade de extração desse fruto é responsável pelo sustento de muitas famílias, a cultura é passada de pai para filho.   A técnica de coleta do açaí utilizada pelos ribeirinhos tem como instrumento a peconha (traçado de folhas de palmeira que serve de apoio nos pés) para subir nos açaizeiros. O processo de subida nas árvores exige habilidade, resistência física e força muscular.

Portanto, nesse trabalho falaremos sobre a capacidade e habilidade motora que o coletor precisa para executar a ação de subir no açaizeiro para a coleta.

Objetivos

Geral: Pesquisar a relação do movimento humano com a coleta do açaí.

Objetivo específico:

I- Identificar a musculatura envolvida na coleta do açaí.

II- Saber o tempo médio de coleta do açaí.

III- Verificar como acontece o aprendizado da habilidade de coletar o açaí.

Métodos

Durante todo o ano letivo de 2013 foi desenvolvido o projeto açaí, com o tema identidade e sustentabilidade paraense. Em relação ao trabalho de campo, a escola Tenente Rêgo Barros definiu uma viagem para o município de Abaetetuba, para o aprofundamento do conhecimento do açaí. A viagem foi realizada no dia XX de setembro de 2013. Ao sairmos do colégio, em média às 7 horas, obtivemos o destino ao município de Abaetetuba às 10 horas da manhã.

Logo que chegamos a Abaetetuba fomos em direção a fabrica do açaí no estabelecimento Imperador, para buscar informações sobre a matéria de educação física em relação ao açaí. A engenheira Ana Paula no refeitório iria nos conduzir para visitar a fábrica, olhando-a ao redor, não podíamos visitar a parte interna, pois o açaí estava em uma etapa de fabricação e os riscos de contaminação eram grandes.

Infelizmente não tivemos o contato com os catadores de açaí, e não pudemos aprofundar os conhecimentos do açaí em relação à educação física. No entanto, a mãe de um dos componentes do grupo possui um sítio que tem catadores de açaí, então esse aluno entrevistou o catador para obter algumas respostas que não foram obtidas no dia da pesquisa de campo.

Resultados e Discussão

O resultado da pesquisa de campo não foi muito produtivo, pois como já foi dito no trabalho não encontramos catadores em Abaetetuba para entrevistar. Após a entrevista fora da viagem, obtivemos as seguintes respostas:

A primeira pergunta se tratava de qual musculatura é envolvida na atividade de coletar açaí, a resposta foi que principalmente músculos da perna, do braço e quadril. Músculos como bicípite e quadricípite.

Logo depois foi tratada a segunda pergunta, relatando o tempo médio em que o coletor gasta para subir e retirar o cacho do açaí e depois retornando ao solo. O tempo estimado pelo grupo foi de aproximadamente de 1 a 3 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com