TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações Clínicas sobre as Características do Palato

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 9

Palato

No interior da cavidade própria da boca está o “céu da boca” ou palato. O palato separa a cavidade oral da cavidade nasal e possui duas partes: anterior e posterior (Fig. 2-12, Fig. 5-6). A parte anterior e rígida é o palato duro. A crista mediana de tecido no palato duro é a rafe do palato, que recobre a união mediana das partes ósseas do palato. A papila incisiva consiste em uma pequena elevação da mucosa situada na porção mais anterior do palato duro, posteriormente aos dentes incisivos centrais. Imediatamente posteriores a essa papila estão as pregas palatinas transversas, cristas firmes e irregulares de tecido que irradiam da papila incisiva e da rafe. A parte posterior e mais frouxa do palato é denominada palato mole (Fig. 2-11). Uma estrutura muscular mediana, a úvula palatina pende da margem posterior do palato mole. A prega pterigomandibular estende-se da junção dos palatos mole e duro até a mandíbula, posteriormente ao último dente, alongando-se quando a boca está bem aberta. Essa prega reveste uma estrutura fibrosa profunda e separa a bochecha da faringe.

Considerações Clínicas sobre as Características do Palato

Uma variação notada na linha mediana do palato duro é o toro palatino, semelhante ao toro mandibular tanto em etiologia quanto no aspecto histoló- gico (Fig. 2-13). Ele interfere apenas quando se considera a colocação de próteses. Contudo, precisa ser registrado no prontuário do paciente, e pode ser necessário tranquilizar os pacientes quanto à sua natureza. Alterações mais graves no palato, tal como história de fissura ou fenda palatina, precisam também ser registradas devido ao seu impacto no tratamento odontológico (Fig. 5-7).

Desenvolvimento Do Palato 

A formação do palato, inicialmente no embrião e mais tarde no feto, se dá ao longo de várias semanas do desenvolvimento pré-natal (Tabela 5-1). A formação do palato começa durante a 5a semana de desenvolvimento pré-natal, no período embrionário. O palato nesse momento é formado a partir de duas estruturas embrionárias separadas: o palato primário e o palato secundário. O palato é então completado mais tarde durante a 12a semana, já no período fetal. Dessa forma, o desenvolvimento do palato ocorre em três estágios consecutivos: formação do palato primário, formação do palato secundário e a complementação final do palato. A complementação final do palato envolve a fusão de saliências ou tecidos de superfícies diferentes do embrião, semelhantemente à fusão do tubo neural (Fig. 5-1, Fig. 3-10). Por outro lado, a maioria das outras estruturas da região orofacial se desenvolve por fusão facial, que ocorre com a união de saliências ou tecidos na mesma. superfície do embrião, o que leva à eliminação dos sulcos entre os tecidos faciais (Fig. 4-4).

[pic 1]

Formação Do Palato Primário

O segmento intermaxilar se forma durante a 5a semana de desenvolvimento pré-natal, ainda no período embrionário (Fig. 5-2). O segmento intermaxilar surge como resultado da fusão de ambos os processos nasais mediais no embrião (Fig. 4-7). O segmento intermaxilar é constituído de uma massa em forma de cunha que se estende inferior e profundamente às fossetas nasais, na parte interna do estomodeu. Ele forma o assoalho da cavidade nasal e do septo nasal. O segmento intermaxilar também dá origem ao palato primário (ou palato primitivo). Nesse momento, o palato primário serve apenas como uma estrutura que separa parcialmente as cavidades nasal e oral em desenvolvimento (Fig. 5-3). No futuro, o palato primário formará a pré- maxila (parte da maxila), no terço anterior do palato definitivo. Essa pequena parte do palato duro está localizada anteriormente ao forame incisivo e conterá alguns dentes superiores (incisivos) (Fig. 2-12). A formação do palato primário completa o primeiro estágio do desenvolvimento do palato.

[pic 2]  [pic 3]

Formação Do Palato Secundário 

Durante a 6a semana de desenvolvimento pré-natal, no período embrioná- rio, os processos maxilares dão origem às duas prateleiras palatinas (ou processos palatinos laterais) (Figs. 5-4 e 5-5). Essas prateleiras crescem inferior e profundamente no interior do estomodeu, em direção vertical, de cada lado da língua em desenvolvimento. A língua está sendo formada sobre o assoalho da faringe nesse momento, e, conforme se desenvolve, inicialmente preenche a cavidade comum às regiões nasal e oral (discutido posteriormente). À medida que os músculos da língua em desenvolvimento começam a funcionar, a língua retrai e desvia-se do caminho das prateleiras palatinas em desenvolvimento. Assim, a língua deixa de ser um obstáculo para a futura fusão das prateleiras movendo-se anterior e inferiormente. Esse processo é auxiliado pelo início do crescimento do primórdio da mandí- bula. O movimento da língua, que agora está confinado apenas à cavidade própria da boca e fora da cavidade nasal em desenvolvimento, se completa em torno da 8a semana de desenvolvimento pré-natal. Por causa de forças de elevação desconhecidas, as prateleiras palatinas, depois de crescerem em direção vertical, “dobram-se” em direção superior dentro de poucas horas depois do movimento da língua. Assim, as prateleiras se movimentam para assumir uma posição horizontal, situando-se agora superiormente à língua em desenvolvimento. Em seguida, as duas prateleiras palatinas se alongam e movimentam-se medialmente, uma em direção à outra, encontrando-se e fundindo-se para formar o palato secundário. O palato secundário dará origem aos dois terços posteriores do palato duro, situado posteriormente ao forame incisivo, que contém certos dentes superiores anteriores (caninos) e dentes posteriores (Fig. 5-6), bem como ao palato mole e à úvula palatina. A rafe do palato, presente na mucosa, e a sutura palatina mediana entre os ossos do adulto indicam a linha de fusão das prateleiras palatinas (Fig. 2-12). A formação do palato secundário completa o segundo estágio do desenvolvimento do palato.

[pic 4]

Complementação Da Formação Do Palato 

Para que se complete a formação do palato, a parte posterior do palato primário se encontra com o palato secundário, e essas estruturas gradualmente se fundem em sentido anteroposterior (Figs. 5-4 e 5-5). Durante a 12ª semana do desenvolvimento pré-natal, esses três processos se fundem completamente, formando o palato, constituído por palato duro e palato mole. Agora, a cavidade oral madura torna-se completamente separada da cavidade nasal, na qual o septo nasal começou a se desenvolver (discutido a seguir).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (554.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com