TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distúrbios do Equilíbrio Ácido-Básico

Por:   •  3/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  4.148 Visualizações

Página 1 de 4

Distúrbios do Equilíbrio Ácido-Básico

Caso 1. Paciente de 30 anos chega ao Setor de Emergência em estado de coma, apenas respondendo aos estímulos dolorosos. Sua respiração é superficial e com frequência normal. Familiares encontraram diversas caixas de tranqüilizantes vazias próximasa ela. Gasometria arterial: pH= 7,20; PaCO2= 80mmHg; BR= 23 mM/L; BD= -1,2. Qual(is) o(s) distúrbio(s) ácido-básico(s) apresentado(s)?

O ph menor que 7,35 indica acidose. A PCO2 maior que 45 mmHg indica causa respiratória. O BR 23 mM/L apresenta níveis normais. Há uma acidose respiratória, por hipoventilação por excesso de tranquilizantes pela diminuição da eliminação de CO2.

Caso 2. Após 24 horas de tratamento no CTI, a paciente do caso 1 ainda se encontra torporosa e submetida a ventilação artificial. Gasometria arterial: pH= 7,52; PaCO2= 26 mmHg; BR= 25,6 mM/L; BE= +1,2. Qual(is) o(s) distúrbio(s) ácidobásico(s) apresentado(s)?

O pH acima de 7,45 indica alcalose. A PCO2 menor que 35 mmHg indica causa respiratória. O BR 25,6 mM/L apresenta níveis normais. Há uma alcalose respiratória, por ventilação artificial em excesso, causado pelo excesso de eliminação de CO2.

Caso 3. Paciente de 50 anos chega ao Setor de Emergência torporoso, desidratado, com respiração profunda, pausa inspiratória e aumento da freqüência respiratória. Ao exame clínico nota-se hálito cetônico. Gasometria arterial: pH= 7,10; PaCO2= 20 mmHg; BR= 5 mM/L; BD= -18. Qual(is) o(s) distúrbio(s) ácido-básico(s) apresentado(s)?

O pH do paciente é 7,10, e abaixo de 7,35 indica acidose. A PCO2 é de 20mmHg, está abaixo de 45mmHg e a BR é de 5mM/L, menor que 22mM/L, indicando acidose metabólica com tentativa de compensação respiratória. O hálito cetônico é característico de pacientes diabéticos descompensados, onde há grande produção de ácido e alto consumo de bicarbonato.

Caso 4. Atleta de 20 anos está sendo submetido a avaliação funcional respiratória em repouso. Após ser colhida amostra de sangue arterial, verifica-se que o analisador de gases sanguíneos está com defeito e leva-se a amostra a outro laboratório. Gasometria arterial: pH= 7,30; PaCO2= 50 mmHg; BR= 19 mM/L; BD= -3,5. Qual(is) o(s) distúrbio(s) ácido-básico(s) apresentado(s)?

O pH está abaixo de 7,35, indicando acidose. PCO2 maior que 45 mmHg indica causa respiratória. BR menor que 22 mM/L indica causa metabólica. A acidose respiratória e metabólica indica acidose mista. Não se espera distúrbios do equilíbrio ácido-base. Devido à troca de laboratório e demora para verificação da amostra, os resultados foram alterados por produção de CO2.

Caso 5. Criança de 7 anos chega ao hospital com história de redução do volume urinário e edema de membros inferiores. Há história prévia de vários episódios de amigdalite. Gasometria arterial: pH= 7,30; PaCO2= 28 mmHg; BR= 18 mM/L; BD= -6,5. Qual(is) o(s) distúrbio(s) ácido-básico(s) apresentado(s)?

O pH está abaixo de 7,35, o que indica acidose. PaCO2 está menor que 45 mmHg, indicando que a causa não é respiratória. BR está menor que 22 mM/L, o que significa causa metabólica. PaCO2 menor que 35 mmHg, indicando que há compensação respiratória. Trata-se, portanto, de uma acidose metabólica com compensação respiratória. Nesse caso, a insuficiência renal apresentada pelo paciente faz com que os rins não consigam eliminar os ácidos fixos produzidos pelo metabolismo, ocorrendo a diminuição do pH. Isso faz com que o centro respiratório seja estimulado, aumentando a ventilação alveolar, para que o pH volte ao normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com