TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESQUEMA DA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE

Por:   •  8/5/2018  •  Resenha  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

NIVIA MARIA VALENTE DE OLIVEIRA

ESQUEMA DA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE NO MUNICIPIO DE MAÚES NO ESTADO DO AMAZONAS

Atividade apresentado ao Centro Universitario Claretiano referente a disciplina Saude coletiva e Epidemiologia sob orienta㼿㼿o da Prof㼿 Glaucia Costa Degani.

CURITIBA

ESQUEMA DOS ATENDIMENTO DE SAUDE NO MUNICIPIO DE MAUÉS- AMAZONAS

Este esquema representa a rede de atenção a saúde no município de Maués no estado do Amazonas, onde consta a atenção primária que são as UBSs, NASF, ESFs e Vigilancia Sanitária. Estes estabelecimentos funcionam como a porta de entrada para os serviços do SUS, atuam na prevenção, orienteção, combate a miséria, saneamento ambiental, e de acordo com complexidade do caso o paciente é encaminhado para a rede secundária de atendimento que trata o nível patogênico da enfermidade.

A atenção secundária e constituída do CEO (Centro de Especialidades Odontologias), CEM (Centro de Especialidades Medicas) e CAPS (Centro de Atenção Psicosocial). Estes estabelecientos atuam principalmente pela média complexidade dos serviços de saúde no SUS como procedimentos na área ambulatorial.

A terciaria constituida apenas por uma unidade hospitalar mista de saude, atua nos casos de media complexidade como partos em uma pequena maternidade, internação, e atendimentos de emergências.

o município não dispões de estabelecimentos de alta complexidade e em casos gravíssimos o paciente tem que ser deslocado para a capital do estado.

A distribuição dos estabelecimentos de saúde neste município considerando o que estudei ate agora sobre o SUS ainda encontra-se em uma realidade muito precária pois são poucos os estabelecimentos e muitos ainda nao funcionam de forma organizada como deveriam. O fato de o paciente não poder contar com um atendimento em casos de acidentes gravissimos é quase como uma sentença de morte pois para ser atendido necessita de deslocamento para a capital do estado o que demora cerca de 1h de avião ou 24h de barco.

Muito ainda deve ser feito para que seja atindido e vivenciado na realidade os principio da universalidade e integração entre as redes de atendimento do SUS nessa locelidade citada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com