TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas da dieta Dukan

Artigo: Etapas da dieta Dukan. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

ATAQUE

A Dieta Dukan, foi criada pelo francês Pierre Dukan, autor do livro “Eu não consigo emagrecer”. A dieta ganhou visibilidade depois de ter sido adotado por algumas celebridades e hoje vem conquistando milhares de adeptos em todo o mundo.

A dieta consiste em 4 fases, Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização. O ponto forte da dieta é poder emagrecer sem sentir fome, pois os alimentos permitidos podem ser consumidos sem limitação, salvo os laticínios, ovos e o farelo de aveia. O principal alimento da dieta é a proteína, encontrada em carnes, peixes e aves, esses são considerados os alimentos que podem ser consumidos a vontade.

A primeira fase da dieta Dukan, denominada Ataque, é uma fase muito curta porém muito eficaz, é ela que vai preparar o seu organismo para a fase de Cruzeiro. A fase de Ataque deve ser seguida rigorosamente, não é permitido nenhuma transgressão, pois qualquer recaída pode diminuir o seu efeito.

O período de Ataque é relativamente curto levando de 1 há 7 dias.

Os alimentos permitidos podem ser consumidos a vontade com exceção dos laticínios e dos ovos, o primeiro pode ser consumido até 1 quilo por dia e o segundo até 2 unidades diárias, para pessoas com colesterol alto é recomendável consumir 4 ovos durante a semana ou retirar a gema e consumir apenas a clara, lembrando que a clara é a proteína pura por excelência, portanto pode ser consumida a vontade.

Os alimentos permitidos para a fase de Ataque são:

Boi: com exceção do entrecosto, da costela

Vitela grelhada

Aves: Todas as aves (pele excluídas), com exceção de aves como pato e ganso

Carnes magras: Acém, musculo, carne moída com até 10% de gordura, alcatra, etc. Toda gordura visível contida na carne deve ser eliminada.

Vísceras: Fígado e rim – consumir no máximo uma vez por semana por ser rico em colesterol.

Peixes: Todos os peixes sem exceção

Frutos do mar: Todos os frutos do mar: mariscos e crustáceos

Presunto magro: Frios de baixo teor de gordura e sem pele (entre 2 e 3% de gordura)

Ovos: Você pode consumir com segurança 2 por dia. A clara do ovo pode ser utilizada sem qualquer restrição (limitar o seu consumo de 3 ou 4 gemas por semana, no caso de níveis elevados de colesterol).

Laticínios: Devem ser magros, ricos de proteína e desprovidos de gordura como o Leite desnatado, queijo cottage a baixo teor de gordura. Queijo fresco - Cream cheese - Todos iogurte 0% de sabores naturais - Requeijão com até 4,5% de gordura - Todos os produtos lácteos com baixo teor de gordura. Laticínios com gordura maior de 7%, são considerados tolerado na porção de 30 gramas. Aviso: consumir até um quilo por dia entre o leite desnatado e produtos lácteos, não mais! Diminuição na porção diária de 700 g, se o peso se estabilizar.

Proteínas vegetais: Tofu (o máximo de gordura 8%) seitan e konjac.

Liquido: Água, chá, café, chás de ervas, refrigerante com um máximo de uma caloria por copo, é recomendado o consumo de 1-3 latas por dia de Coca-Cola light ou zero. É recomendado consumir no mínimo 1,5 litros de água.

Complementos: Adoçante (máximo 10 colheres por dia) Adoçantes autorizados: Sucralose também conhecido como Splenda nos Estados Unidos e é também conhecido pelo nome de E955 - adoçante Canderel - os Hermesetas adoçante - o xilitol (extrato de bétula) - Stevia, os líquidos e Taeq e Tal & Qual (muito bom para o cozimento), a sacarose Maltitol.

FRUTOSES SÃO PROIBIDAS!

Acessórios: Vinagre, especiarias, ervas, cebola (apenas como tempero), alho, conservas (apenas como condimento), limão (não como uma bebida), sal e mostarda (uso moderado, devido à retenção de água).

É recomendado mastigar chicletes e balas sem açúcar, no máximo 5 por dia.

Farelo de aveia: Na primeira fase a quantidade permitida de farelo é de 1 colher e meia por dia, de preferencia consumir pela manha e no máximo até a hora de almoço.

Farelo/Fibra de trigo: É recomendado para pessoas com prisão de ventre, dose diária de 1 colher por dia. Não é obrigatório.

Não é permitido a ingestão de nenhum alimento além dos que estão incluídos nesta lista.

Importante: É necessário realizar uma caminhada de 20 min. por dia e deixar de usar o elevador.

CRUZEIRO

A segunda fase da Dieta Dukan, proporciona uma perda de peso mais lenta, em média 1 kg por semana, mas é ela que te levará ao seu peso ideal. A partir de agora, serão introduzidos legumes e verduras em dias alternados a dias de proteína pura.

A partir dessa fase será necessário alternar um dia de proteínas e legumes, conhecido como PL e um dia de proteína pura denominado PP, em que os vegetais são proibidos.

Normalmente após um dia de PL o peso tende a subir ligeiramente, é normal, pois com a ingestão de legumes retemos mais líquidos, mas depois de um dia de PP o peso real aparece.

É aconselhado fazer 1 dia PP e um dia de PL alternando até a conquista do seu peso.

Os legumes podem ser consumidos crus ou cozidos em quantidade ilimitada e a qualquer hora.

Para temperar os legumes pode usar vinagre, limão, mostarda e iogurte que pode compor vários tipos de salsas que são liberadas.

Os alimentos permitidos na fase de Cruzeiro são:

Todos os alimentos da fase Ataque

Farelo de aveia: Na segunda fase a quantidade permitida de farelo é de 2 colheres por dia, de preferência consumir pela manhã e no máximo até a hora de almoço.

Legumes: Todos os legumes com exceções

Exceções: alimentos ricos em amido (batata, arroz, milho, todos os tipos de ervilhas, grão de bico, feijão e lentilha) não estão entre os alimentos permitidos.

Permitidos mas com limitações: O consumo de cercefi, cenouras, alcachofras e beterrabas será limitado a um máximo de 200 g, uma vez por semana).

Azeite:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com