TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etiologia, patogênese, anatomia patológica e propedêutica

Por:   •  23/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 6

Respostas dos exercícios

             

  1. Defina: etiologia, patogênese, anatomia patológica e propedêutica

Etiologia : Estudos das causas, Conjunto dos fatores que contribuem para a ocorrência de uma doença ou estado anormal. Patogênese : Estudo dos mecanismos. Anatomia patológica : Estudo das alterações morfológicas dos tecidos que , em conjunto, recebem o nome de lesões. Propedêutica : Estudo dos sinais e sintomas das doenças , tendo a finalidade de fazer seu diagnostico, a partir do qual estabelecem o prognostico, o tratamento e a prevenção.

  1. O que entende por lesão? Qual sua evolução e possível desfecho?

Lesão ou processo patológico é o conjunto de alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais que surgem nas células e nos tecidos após agressões.  As lesões são dinâmicas: começam, evoluem e tendem para a cura ou para a cronicidade.

  1. Quais os principais métodos de estudo em patologia? Em que situação são usados?

Estudo Morfológico : (Macroscopia e Microscopia) Amostras diversas podem ser analisadas por exames citológicos ou anatomopatológicos.

Exames Citológicos : Importante meio de diagnóstico de neoplasias malignas e agentes infecciosos e parasitários

       Exames Colpocitológicos : “Papanicolau”

       Exames anatomopatológicos – Biópsias: excisionais e Incisionais;

       Exames anatomopatológicos – Peças cirúrgicas :   São provenientes de     procedimentos para tratamento cirúrgico de doenças diversas, neoplásicas ou não.

        - Autópsia ou necropsia : É o exame post-mortem de órgãos para se determinar a  causa da morte e conhecer as lesões e doenças existentes no indivíduo.

       Imuno-histoquímica : É o método que utiliza anticorpos como reagentes específico para detecção de antígenos presente em células ou tecidos.

       Cultura celular : Consiste na manutenção e na multiplicação in vitro de células vivas.

       Citometria : Consiste na determinação quantitativa de componentes celulares.

       Morfometria : Consiste em uma análise que fornece dados numéricos obtidos a partir de quantidades, dimensões e cores de estruturas celulares e/ou teciduais.

  1. O que se entende por saúde e doença?

Saúde: estado de adaptação do organismo ao ambiente físico, psíquico ou social, no qual o indivíduo sente-se bem (saúde subjetiva) e não apresenta alterações orgânicas evidentes (saúde objetiva).

Doença: estado de falta de adaptação do organismo ao ambiente físico,  psíquico ou social, no qual o indivíduo se sente mal (sintomas) e/ou apresenta alterações orgânicas evidentes (sinais).

  1. Diferencie sinais e sintomas

A diferença entre sintoma e sinal é que o sinal é aquilo que pode ser percebido por outra pessoa sem o relato ou comunicação do paciente e o sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber.

  1. Quais as possíveis causas de lesão?

Hipóxia e anóxia;  Radicais livres;  Resposta Imune;  Resposta localizada: reação inflamatória;  Resposta sistêmica: reação de fase aguda; Agentes físicos, químicos e biológicos.

  1. Caracterize hipóxia e anóxia.

Redução no fornecimento de oxigênio as células é chamada hipóxia, enquanto sua interrupção é denominada Anóxia.

  1. O que é isquemia?

É  uma perturbação circulatória que se caracteriza fundamentalmente por uma interrupção do trânsito sanguíneo numa determinada artéria, por sua obstrução mecânica. Em consequência, ocorrem alterações nutritivas nos tecidos irrigados pela artéria ocluída.

  1. Esquematize e explique os efeitos da hipóxia sobre a célula.

A falta de O2 diminui a fosforilação oxidativa e ativa a glicólise. Na respiração aeróbica formam-se 38 ATPs (304.000 cal.) e na glicólise apenas 2 ATPs por glicose. Há acúmulo de ácido lático, com diminuição do pH.

-A concentração de Na+  intracelular é menor do que extracelular, enquanto que a de K+ é maior. Esta diferença de concentração é devido a bomba de Na+ , que é um complexo de proteínas dependentes de energia (ATP). Na falta de ATP, entra mais Na+  na célula, principalmente no R.E. e mitocôndrias, dando à célula o aspecto de inchação turva (ver tumefação celular abaixo). Os ribossomos se desprendem do RE.

-A concentração de Ca++ no citosol é muito baixa, sendo este removido por bombas dependentes de ATP. Normalmente o Ca++ celular está ligado a proteínas no RER e mitocôndrias. A quantidade de Ca++ aumenta no citosol devido ao aumento de permeabilidade dos canais de íons cálcio, alteração das membranas, diminuição de ATP e lesão mitocondrial. A entrada de Ca++ na célula é o ponto em comum de muitas causas de morte celular.

-A maior concentração de Ca++ ativa enzimas destrutivas como fosfolipases, proteases (membranas e citoesqueleto), ATPases (ATP), com desorganização de membranas das organelas e dos componentes do citoesqueleto.

-O Ca++ desnatura proteínas, causando alterações características da necrose por coagulação.

-Os efeitos da maior concentração de Ca++ parecem ser mediados por radicais livres.  

  1. Conceitue radical livre

Os radicais livres são espécies químicas instáveis com elétrons desemparelhados e que, por isso, reagem ativamente com qualquer molécula. Os radicais livres são átomos ou grupos de átomos que apresentam um ou mais elétrons livres (valências livres). Eles são resultantes de cisões homolíticas, ou seja, de rupturas de ligações covalentes equitativas, em que cada átomo da ligação fica com um dos elétrons que antes estava sendo compartilhado na ligação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com