TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercico educação nutricional

Por:   •  17/9/2017  •  Abstract  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

Exercício de Revisão da 1ª Unidade

1) Qual o conceito de Educação Alimentar e Nutricional?

CAMPO DE CONHECIMENTO E DE PRÁTICA CONTÍNUA E PERMANENTE, TRANSPISCIPLINAR, INTERSETORIAL E MULTIDISCIPLINAR,QUE VISA PROMOVER A PRÁTICA AUTÔNOMA E VOLUNTÁRIA DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS.

2) A prática da Educação Alimentar e Nutricional deve conter abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo. Quais aspectos dever ser considerados em relação à população?

FASES DO CURSO DA VIDA, ETAPAS DO SISTEMA ALIMENTAR, INTERAÇÕES, SIGNIFICADOS QUE COMPÕEM O COMPORTAMENTO ALIMENTAR.

3) O que é Educação em Saúde?

Educação em saúde como sendo um conjunto de atividades que sofrem influência e modificação de conhecimentos, atitudes, religiões e comportamentos, sempre em prol da melhoria da qualidade de vida e de saúde do indivíduo.

4) Qual a importância da Educação Nutricional na Educação em Saúde enquanto área de atuação crítica?

PROPAGA CONHECIMENTOS PRÁTICOS DA CIÊNCIA DA NUTIÇÃO, O VALOR NUTRICIONAL DAS DIVERSAS PARTES DOS ALIMENTOS, TECNICAS A SEREM UTILIZADAS NAS PREPARAÇÕES DOS ALIMENTOS.

5) No que se refere à Educação Nutricional, quais os aspectos históricos que ocorreram na década de 1990?

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO COMO ELEMNTOS ESSENCIAIS PARA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE // HOUVE NESSA ÉPOCA UMA TRANSIÇÃO NUTRICIONAL, AUMENTOU O ÍNDICE DE OBESIDADE, QUANDO SURGIRAM OS “FAST FOODS”

6) Quais os avanços que surgiram na concepção de Educação Nutricional?

SUGEREM QUE AS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS COLABOREM NOS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS ATRAVÉS DO MARKETING PUBLICITÁRIO. O EDUCADOR CRIA O DESEJO NO EDUCANDO DE MUDANÇA NA SUA ALIMENTAÇÃO

7) Quais aspectos são considerados na Educação Nutricional no âmbito hospitalar?

CONHECER AS PRÁTICAS ALIMENTARES DO PACIENTE, PREFERÊNCIA EM RELAÇÃO AOS ALIMENTOS, MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO NUTRICIONISTA, MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA DIETA E DOS ALIMENTOS PARA A SAÚDE, ATUAR COMO EDUCADOR NO TREINAMENTO E SUPERVISÃO DOS FUNCIONÁRIOS.

8) Quais aspectos são considerados na Educação Nutricional no âmbito escolar?

MELHOR AGENTE A PROMOVER A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, AÇÕES EDUCATIVAS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, MOSTRAR ATITUDES E PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS DIFÍCEIS DE MUDAS NA FASE ADULTA.

9) Qual a diferença entre os modelos pedagógicos que usam a Metodologia Liberal (tradicional) X Progressista (Libertadora)? Responda com suas palavras.

Tradicional: É QUANDO O PROFESSOR E O ALUNO ABSORVE O ASSUNTO, NECESSITA DE ATENÇÃO, USO VERBAL E ORAL.

PROGRESSISTA:É QUANDO HÁ RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA, REUNIÃO EM GRUPO,MAIOR INTERAÇÃO E DISCUSSÃO DOS ASSUNTOS ENVOLVIDOS.

10) Cite as etapas do Arco da Maguerez nas ações das metodologias ativas, explicando cada uma delas:

VISA UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL ATIVO E APTO A APRENDER A APRENDER.

11) Quais são os determinantes do comportamento alimentar?

DIVERSAS INFLUÊNCIAS, COMO: ESTADO FÍSICO E MENTAL, FATOR SOCIAL, DEMOGRÁFICO, CULTIRA, PSICOLOGIA DO INDIVÍDUO.

12) No que se refere a comportamento alimentar, responda com suas palavras: qual o papel da publicidade no consumo alimentar?

A PUBLICIDADE TEM O PODER DE ATRAIR E INDUZIR O CONSUMIDOR A CONSUMIR DETERMINADO ALIMENTO, SENDO BOM OU RUIM. UM EXEMPLO RUIM QUE NOS TEMOS SÃO OS “FAST FOODS” QUE NA COMPRA DO LANCHE A CRIANÇA “GANHA” O BRINQUEDO, FAZENDO ASSIM COM QUE O CLIENTE SEJA ATRAÍDO.

13) No que se refere a mudança de comportamento alimentar, responda: em relação as motivações extrínsecas e intrínsecas, quais as diferenças entre esses dois tipos de motivações. Dê pelo menos um exemplo para cada uma delas.

INTRÍSECAS=> SURGEM DA PESSOA, ABRANGE DESEJOS, NECESSIDADES E METAS, EX: SAÚDE, PREVENIR DOENÇA, PERDSA DE PESO

EXTRÍNSECAS=> RECDOMPENSAS OU PUNIÇÕES EXTERNAS À PESSOA, EX: ORIENTAÇÃO MÉDICA PARA O CONTROLE DE DETERMINADA DOENÇA.

14) Constitui-se como papel e metas de Educação Nutricional, Exceto:

A ( )Formação de valores e atitudes relativas a alimentação;

B ( )Promoção de saúde individual e coletiva;

C( )Redução dos riscos para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT);

D( )Prevenção de distúrbios nutricionais;

E( X )Aumento dos gastos públicos com doenças associadas aos hábitos alimentares.

15) Diante desta afirmação:

“O nutricionista deve compreender como cada cultura compõe o seu conjunto de regras voltadas à Alimentação: Modo de preparação dos alimentos; Ocasiões em que o grupo estará reunido para se alimentar; Ordem dos pratos servidos durante uma refeição; Maneira como os indivíduos comem. Incorporar essas informações às práticas de Educação Nutricional e considerar os hábitos alimentares, que demonstrem risco à saúde desses indivíduos”.

Responda: Considerar os aspectos culturais para as atividades de educação nutricional são importantes. Por quê? SIM, POIS COMO PARA MUITAS PESSOAS A REEDUCAÇÃO JÁ É DIFÍCIL, FICARIA MAIS COMPLICADO A INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS QUE NÃO FAZEM PARTE DA SUA CULTURA, É MUITOIMPORTANTE CONSIDERAL O FATOR SOCIAL A CULTURAL PARA UMA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL.

16) Com base nos dados contidos na ficha de cadastramento das famílias

(ficha A) preenchida pelo agente comunitário de saúde (ACS), verificou-se uma frequência de 45% de hipertensão arterial sistêmica (HAS) na população maior de 40 anos de idade de um determinado município. O nutricionista do Núcleo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com