TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia do intestino delgado

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 2

INTA - INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADO A EDUCAÇÃO[pic 1]

CURSO: NUTRIÇÃO                  PERÍODO: 2º      

TURMA: 25                                 TURNO: NOITE

DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA 1

PROFESSORA: ANDRINE NAVARRO

DIGESTÃO NO INTESTINO DELGADO.

Auno:

Diesson Francisco Silveira

Sobral-ce/2015

INTRODUÇÃO

     O intestino delgado situa-se entre o estômago e o intestino grosso e seu tamanho aproximado é de 5 metros, é nele que ocorre a mais completa digestão e absorção de nutrientes. O mesmo é divido em três partes, primeiro temos o duodeno, que é a parte mais larga e mais extensa do intestino delgado, é nessa parte que é lançado a secreção do pâncreas e do fígado, e é onde ocorre principalmente a digestão química, com auxílio da bile, do suco pancreático e do suco intestinal atuando sobre o quino, que é o bolo alimentar vindo do estômago. Ao final do processo digestório forma-se com o restante das substancias, um liquido viscoso de cor branca chamado quilo. A parte mais inferior do intestino é delgada é o jejuno e íleo em conjunto, aqui continua a digestão e é também aqui que que grande parte dos nutrientes é absorvido pelo sangue.

     O quilo produzido no final da digestão do intestino delgado é formado pelos nutrientes (transformado em moléculas muito pequenas), vitaminas e sais minerais, que é absorvido pelas vilosidades no intestino delgado, a partir dessa absorção é que os nutrientes entram na corrente sanguínea e se espalham por todas as células do corpo. O restante das substancias que não é absorvido nesse processo (água e fibras) é passado para o intestino grosso onde ocorre a absorção da água e os outros resíduos são excretados para fora do corpo em forma de fezes.

     As secreções atuantes no intestino delgado são a bile, que é a secreção do fígado armazenado na vesícula biliar. É lançada no duodeno através de um ducto contendo enzimas digestivas que ajudam na digestão de gordura. Suco pancreático, que é produzido no pâncreas e ajudam na digestão das proteínas, carboidratos e lipídios. E o suco intestinal que é produzido na mucosa intestinal, suas enzimas atuam na transformação das proteínas, carboidratos e outras substâncias.

REFERÊNCIAS

http://www.todamateria.com.br/intestino-delgado/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (204.6 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com