TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRUPO DE ALIMENTOS

Resenha: GRUPO DE ALIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Alimentação

A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento,movimento, reprodução e manutenção da temperatura do corpo.

Na linguagem vernácula, alimentação é o conjunto de hábitos e substâncias que o homem usa, não só em relação às suas funções vitais, mas também como um elemento da sua cultura e para manter ou melhorar a sua saúde.

No que diz respeito aos animais, há quatro tipos de alimentação, sendo elas:

• Alimentação por filtro - obter comida suspensa na água.

• Alimentação por sedimentos - obter partículas de comida no solo.

• Alimentação de fluidos - obter comida consumindo fluidos de outros organismos.

• Alimentação em massa - obter comida comendo peças de outros organismos.

Desordens

Psicologicamente, a ingestão é geralmente causada pela fome, mas existem numerosas condições físicas e psicológicas que podem afectar o apetite e desvirtuar padrões normais de ingestão. Estes incluem depressão, alergia a determinados tipos de comida, bulimia, anorexia nervosa, disfunção da glândula pituitária e outros problemas endócrinos, e numerosos outras doenças alimentares.

A necessidade crónica de comida nutritiva pode causar várias doenças, incluindo a inanição. Quando isto acontece em uma localidade ou em massiva escala é considerada penúria.

Se comer e beber não é possível, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. Nutrição enteral e parenteral são alternativas.

GRUPO DE NUTRIENTES

Os alimentos são formados por nutrientes. São eles: proteínas, carboidratos, lipídios (ou gorduras), vitaminas e minerais.

Além destes nutrientes, o organismo necessita de água e fibras.]

As proteínas, os carboidratos e os lipídios fornecem energia (calorias) para o organismo. O valor calórico total (VCT) de uma alimentação saudável deve ser distribuído da seguinte forma:

• Proteínas: 10 a 15% do VCT.

• Carboidratos: 55 a 60% do VCT.

• Lipídios: 25 a 30% do VCT.

Proteinas são responsáveis pela estrutura dos tecidos (pele, unha, cabelo, músculos, renovação celular dos órgãos internos), compõem certos hormônios, células de defesa do organismo, hemoglobina, enzimas, colágeno dos ossos, tendões, etc. As proteínas são formadas por aminoácidos.

Carboidratos: fornecem energia para o organismo. De modo simples, os carboidratos podem ser divididos em carboidratos complexos (polissacarídeos = amido) e por carboidratos simples (mono e dissacarídeos = “açúcares”).

Lipídios (Gorduras): são responsáveis por transportar as vitaminas A, D, E e K, compõem certos hormônios e a membrana celular, mas concentram bastante energia. Um grama de lipídio fornece 9 kilocalorias. Cerca de 25-30% das calorias diárias necessárias devem ser provenientes dos lipídios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com