TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOLÉCULAS NA NUTRIÇÃO

Por:   •  10/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

REDE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO - BACHARELADO

BIOMOLÉCULAS NA NUTRIÇÃO

        

RODRIGO ANDRADE QUEIROZ

POÇOS DE CALDAS – MG

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

REDE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO - BACHARELADO

   RODRIGO ANDRADE QUEIROZ

[pic 1]

                         

POÇOS DE CALDAS – MG

2017

RESUMO

Sabe-se que a existência de qualquer espécie do reino animal está condicionada as moléculas que, em conjunto, atuam na formação e estrutura dos organismos animais. Estas são chamadas de biomoléculas ou moléculas da vida.

Em particular, a atividade proposta dá ênfase a cinco biomoléculas mais importantes para a vida humana: água; carboidratos; lipídios; proteínas e ácidos nucléicos, onde se leva em consideração a ingestão, proporção e importância dada a estas moléculas para a manutenção do equilíbrio do organismo humano, tendo em vista a aplicação do conhecimento destas pelo profissional habilitado para tal, num contexto que engloba o hábito de vida e a despreocupação das pessoas com a importância do fornecimento correto destas biomoléculas para a saúde.

                                             ABSTRACT

        It is known that the existence of any species of the animal kingdom is conditioned molecules that together act in animal organisms, called biomolecules or molecules of life.

        In particular, the proposed activity emphasizes five biomolecules most important to human life: water; carbohydrates; lipids; proteins and nucleic acids, which takes into account the ingestion, proportion and importance given to these molecules to maintain the balance of the human organism, in view of the application of the knowledge of the molecules by the qualified professional, in a context that includes the habit of life and the unconcern of people with the importance of the correct supply of these biomolecules for health.

INTRODUÇÃO

        Nos dias atuais, há diversos estudos mostrando que a maior dificuldade da grande maioria da população segue em torno da má alimentação (Pesquisa Nacional de Saúde – PNS –2013-2014-2015). Levando em consideração a rotina contemporânea, onde o tempo se apequena com a quantidade de atividades a serem cumpridas ao longo do dia, torna alimentação a última prioridade, com o fator agravante da necessidade do menor gasto de tempo possível com alimentação, e tempo nenhum com preparo da mesma. O resultado desta equação sempre inclina - se para o desbalanceamento das refeições, onde, principalmente no Brasil, há um alto consumo de carboidratos monossacarídeos e lipídios, o que acarreta diversas disfunções metabólicas, sem entrar no mérito do sedentarismo, sendo esse conjunto um fator preocupante da saúde pública como um todo.

Com o conhecimento intrínseco das biomoléculas, as reações químicas desencadeadas pelas mesmas e a fisiologia do organismo humano, os profissionais habilitados têm plenas condições nortear os indivíduos em seus hábitos alimentares, afim de que possam encontrar um balanço positivo em sua nutrição, melhorando sua saúde e qualidade de vida.

OBESIDADE

A principal situação encontrada hoje acerca da má ingestão destes nutrientes é o aumento população fora do seu peso ideal e as consequências em torno desta condição, tal chamada como obesidade.

A grande oferta de facilidades alimentícias industrializadas, com custo relativamente baixo e ganho de tempo, faz com que haja um consumo exagerado dos “fast foods”, alimentos que priorizam a agilidade no preparo e sabor satisfatório sem se preocupar com o balanço nutricional adequado, causa principal do sobrepeso, problemas de saúde e o aumento do risco de doenças crônicas tais como diabetes, hipertensão, cardiopatias, arterioscleroses, etc.

   Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) em relatório divulgado no início de 2017, mais da metade da população brasileira está com sobrepeso (54,1%) e a obesidade já atinge a 20% das pessoas adultas. Segundo este mesmo estudo, estes números estão em uma ascensão contínua desde 2010, sendo motivo de grande preocupação pelos órgãos públicos devido ao aumento proporcional das doenças crônicas nesta população.

Na busca de solução rápida para este problema, há uma grande procura pelo recurso da cirurgia bariátrica. Em um estudo levantado pelo SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), foram realizadas 100.512 cirurgias no ano de 2016. Levando-se em conta que no ano de 2012 foram realizadas 72.000, em apenas quatro anos, houve um aumento de quase 40%.

Com esses números, fica evidente a necessidade de uma reformulação nas condições alimentícias oferecidas para a população, a conscientização da importância da alimentação na saúde e bem estar, a orientação e elaboração de estratégias para que haja, dentro do possível, uma harmonia entre a nutrição e as obrigações diárias de cada indivíduo. É nesta situação desafiadora que entra o nutricionista, com a utilização dos seus conhecimentos dos macronutrientes , suas reações químicas e aplicações, para a adequação dos melhores parâmetros de ingestão, com o paradigma de, ainda, de forma agradável ao paladar.

AS BIOMOLÉCULAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

        Se faz necessário que haja uma conscientização de que o profissional graduado em nutrição tem plena competência de colaborar no tratamento ao sobrepeso e a obesidade, de maneira infinitamente mais saudável, tratando na causa e não na consequência, com o conhecimento e a manipulação correta do que é o básico da existência orgânica: água, carboidratos, proteínas, lipídios.

        A água (H2O), indispensável à vida humana, sua polaridade leva a ser um solvente universal, participante de todos os processos metabólicos no organismo, compondo cerca de 70% do corpo humano, termorreguladora e moderadora da pressão arterial. Sua ingestão na quantidade correta é importantíssimo para o equilíbrio da fisiologia humana. A quantidade sugerida de ingestão diária é de 2 a 4 litros (OMS) mas não se tem embasamento nem sustentação científica para tal valor (OPAS/2017; artigo Universidade La Trobe, Austrália/2012), pois há de se levar em consideração diversos fatores individuais, anatomia, gênero, etnografia, quantidade basal (idade), atividades física e etc., cabendo ao nutricionista a análise de todo o conjunto para indicar a melhor ingestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (126.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com