TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo Do Nº De Mols

Dissertações: Calculo Do Nº De Mols. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 10

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1.Introdução

O mundo está rodeado por fluidos como água e ar essenciais para nossa vida. Neles nos deslocamos e sofremos conseqüências das alterações que se produzem naturalmente ou provocadas pelo próprio homem. Também é fundamental a presença dos fluidos na conversão, transporte e utilização da energia em diferentes campos da engenharia. O estudo de Mecânica dos Fluidos é essencial para analisar qualquer sistema no qual o fluido produz trabalho. No projeto de veículos para transporte terrestre marítimo e especial; no projeto de turbomáquinas, na lubrificação na Engenharia Biomédica, no estudo da aerodinâmica das aves, insetos, animais e até no esporte são utilizadas as lei básicas de Mecânica dos Fluidos.

Algumas aplicações típicas da Mecânica dos Fluidos na Engenharia:

Redes de distribuição de fluidos - água, combustíveis (gás natural, gases de petróleo liqüefeito, petróleo), de vapor de água (em fábricas);

Ventilação em edifícios urbanos e industriais, túneis e outras infra-estruturas;

Máquinas de conversão de energia (turbinas hidráulicas, turbinas eólicas, turbinas a vapor e gás, 
compressores, ventiladores e bombas hidráulicas);

Transferência de calor e massa em equipamentos térmicos (caldeiras, trocadores de calor, fornalhas, queimadores, motores de combustão interna);

Transporte de veículos (resistência ao avanço, sustentação de aeronaves, propulsão de aeronaves e de navios, segurança aerodinâmica e conforto - controle de ruído e circulação de ar no interior de veículos);

Vibrações e esforços de origem aerodinâmica em estruturas; (edifícios, chaminés, estádios, aeroportos).

Estudos de qualidade de água e de qualidade de ar (poluição atmosférica). 
As leis básicas que governam os problemas de Mecânica dos Fluidos são:

A conservação da massa

A segunda lei do movimento de Newton

O princípio do momento da quantidade de movimento

2. DEFINIÇÕES

2.1 Fluídos

Os fluidos são formados por moléculas em constante movimento e com ocorrência de colisões entre elas. Na teoria cinética dos gases e na Mecânica Estatística realiza-se a análise dos fluidos considerando a ação de cada molécula ou grupos de moléculas. Nas aplicações de engenharia se se estudam as manifestações médias mensuráveis de um conjunto de moléculas. Desta forma consideram-se os fluidos como sendo formados por pequenas partículas, cada uma contendo muitas moléculas. Trata-se o fluido como um meio contínuo composto de partículas fluidas que interagem entre si e com o meio.

A descrição de qualquer propriedade do fluido como massa específica, pressão, velocidade, aceleração é formulada em função das partículas. A representação dos parâmetros dos fluidos em função das coordenadas espaciais denomina-se campo de escoamento.

2.2 Mecânica dos Fluídos

A Mecânica dos Fluidos estuda o comportamento estático e dinâmico dos fluidos - líquidos e gases. Para tal utilizam-se as leis fundamentais que governam o movimento dos fluidos, tais como a equação da conservação da massa, equação da quantidade de movimento, equação do momento da quantidade de movimento e leis de termodinâmica.

3. CARACTERÍSTICAS DE UM FLUíDO


Dois aspectos diferenciam a mecânica dos fluidos e a mecânica dos sólidos:

1. A natureza de um fluido é muito diferente a de um sólido.


2. Nos fluidos geralmente lidamos com correntes contínuas de fluido. Nos sólidos 
considera-se elementos individuais de matéria.

Três estados de matéria são reconhecidos: sólido, líquido e gasoso. No estado líquido e gasoso a matéria é denominada fluido. Os sólidos têm a propriedade de resistir à deformação. Como um fluido não pode resistir a uma força de deformação este se move e, portanto escoa sob a ação desta força. Sua forma muda continuamente conforme é aplicada a força. Um sólido pode resistir a uma força de deformação. A força pode causar alguma deformação ou deslocamento do sólido, contudo este não tenderá a mover-se continuamente. 
A deformação é originada por forças de cisalhamento que atuam tangencialmente em relação à superfície. Na figura abaixo vemos que a força F atua tangencialmente num elemento retangular (linha) ABDC. Esta é uma força de cisalhamento e produz uma deformação (linha pontilhada) elemento A’B’DC.

Quando um fluido está em movimento são desenvolvidas forças de cisalhamento se as partículas do fluido movem-se adjacentes umas às outras. Quando isto acontece partículas adjacentes têm velocidades diferentes. Se a velocidade do fluido é a mesma em todo ponto então não há tensão de cisalhamento: as partículas apresentam velocidade relativa zero.

Consideremos o escoamento de água num tubo (Fig.2.2b). Na parede do tubo a velocidade é zero. A velocidade aumenta quando nós movemos para o centro do tubo. Esta mudança da velocidade perpendicular à direção do fluxo é conhecido como perfil de velocidade mostrado na figura abaixo:

Já que partículas do fluido adjacentes estão movendo-se com velocidades diferentes há uma força de cisalhamento presente no fluido em movimento devido a viscosidade do fluido. Este tipo de escoamento é conhecido como escoamento real ou viscoso. Consideremos agora o caso em que o fluido apresenta um perfil de velocidade como o representado na Fig. 2.2a, o qual é conhecido como perfil uniforme. Neste caso nenhuma força de cisalhamento está presente, já que todas as partículas têm a mesma velocidade. Neste caso considera-se que o fluido comporta-se como um fluido ideal. O escoamento pode ser analisado como tendo um comportamento ideal afastado das fronteiras e como reais ou viscosos próximo das fronteiras. Na prática estamos interessados nos escoamentos nas proximidades das fronteiras sólidas de: aeroplanos, carros, paredes de tubos, canais de rio, isto é, onde se apresentam tensões de cisalhamento.

4. PROPRIEDADES DOS FLUÍDOS

As propriedades dadas no presente material são aquelas gerais de fluidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com