TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DIRETOS E INDIRETOS DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

Por:   •  28/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  4.289 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

  • MÉTODOS DIRETOS E INDIRETOS DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

A definição dos métodos a serem utilizados na avaliação do estado nutricional tem relação com a identificação das manifestações orgânicas dos problemas nutricionais ao nível do corpo, denominados de métodos diretos, e com a identificação das causas desses problemas, denominados de indiretos.

Os métodos diretos são classificados, ainda de acordo com o tipo de abordagem, em objetivos (abordagem quantitativa) e subjetivos (abordagem qualitativa). Os métodos objetivos compreendem os exames antropométricos (peso, altura, dobra cutânea etc); exames laboratoriais (hemoglobina, colesterol etc); exame clínico nutricional (sinais e sintomas clínicos nutricionais) e métodos sofisticados como a densitometria, bioimpedância etc. Quanto aos subjetivos, tem-se a semiologia nutricional, a avaliação subjetiva global e a avaliação muscular subjetiva.

Os métodos indiretos buscam identificar os fatores associados ao processo de determinação do estado nutricional, ou seja, aqueles que explicam a ocorrência do problema nutricional, além de identificarem indivíduos ou grupo em risco nutricional. São os demográficos (sexo, idade, faixa etária, morbidade, mortalidade etc); socioeconômicos (salário, ocupação, escolaridade, acesso ao serviço de saúde etc); culturais (tabus alimentares, características locais específicas); estilo de vida (atividade física, hábito de fumar e consumir bebida alcoólica etc) e de inquéritos de consumo alimentar (recordatório alimentar de 24 horas, frequência alimentar, pesada direta etc). A associação de todos esses métodos é imprescindível para melhorar a acurácia e precisão do diagnóstico.

Com o apoio dos métodos diretos e indiretos podem ser construídos indicadores do estado nutricional. A partir dessa premissa e de posse do conhecimento epidemiológico e clínico do processo de determinação dos problemas nutricionais, é possível direcionar e ampliar as informações a serem obtidas, considerando a queixa do paciente e fatores ambientais , com sua influência no acesso ao alimento, genéticos (hereditariedade, predisposição ao desenvolvimento de doenças etc) e psicológicos (anorexia, bulimia, ansiedade etc).

Métodos objetivos

Métodos subjetivos

Antropometria

Exame físico (semiologia nutricional)

Parâmetros bioquímicos

Avaliação Subjetiva Global

Impedância bioelétrica

Consumo alimentar

A mensuração direta dos componentes corporais derivou de estudos de análise química de cadáveres humanos e, a partir essa referência, vários outros métodos foram propostos para avaliação da composição corporal in vivo. Assim, os métodos podem ser classificados como diretos, indiretos e duplamente indiretos. Os diretos levam a mensuração do elemento que compõe o corpo sem medidas intermediárias. A grande vantagem desse método é permitir o acesso direto a estrutura de interesse. As limitações são a necessidade de medidas invasivas ao corpo humano, necessidade de instrumentação específica, necessidade de pessoa e local especializado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com