TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nectar

Artigo: Nectar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  274 Visualizações

termo néctar é usado pela legislação para designar a bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da parte comestível do vegetal e açúcares ou de extrato vegetais e açucares, podendo ser adicionada de ácidos, e destinada ao consumo direto (BRASIL, 1997). Essa bebida, embora lembre os sucos de frutas em sabor, não pode ser chamada de suco de fruta devido à presença de água, açúcar e ácidos adicionados (Luh e El Tinay, 1993).

De acordo com o instituto de pesquisa ACNielsen, três das cinco categorias de produtos alimentícios que mais cresceram no mercado mundial em 2001 foram as bebidas, e essa tendência de crescimento tem se mostrado ilimitado para o segmento (Beverage, 2002; Berto, 2003). A viabilização do aproveitamento racional da manga, preservando ao máximo os componentes nutricionais dessa fruta, seria extremamente importante para o Brasil, o qual se apresenta como um grande produtor mundial de manga (Ribeiro e Sabaa-Srur, 1999).

A manga é considerada uma importante fruta tropical por seu excelente sabor, aroma e coloração característicos, mas, que devido a sua sazonalidade, torna viável sua industrialização, visando a um melhor aproveitamento e diminuição das perdas de produção (Brunini et al., 2002). A composição química da manga varia com as condições da cultura, variedade, estágio de maturação, e outros fatores, sendo constituídos principalmente de água, carboidratos, ácidos orgânicos, sais minerais, proteínas, vitaminas e pigmentos (Cardello e Cardello, 1998).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com