TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes de Escala Nectar de Laranja

Por:   •  15/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

SITUAÇÃO PROBLEMA – Turma 2014-2

METODOS USANDO TESTES DE ESCALAS: Comparação múltipla, Escala Estruturada e Escala Não Estruturada

PRODUTO – Néctar de Laranja

Uma industria de néctar de laranja esta investindo no marketing do seu produto de primeira linha chamado “laranja caseira”, cujo propósito é o aumento do consumo deste produto em relação aos demais e em especial dos principais concorrentes.

Sabendo que na maioria das vezes a relação preço acaba competindo com a qualidade do produto, esta industria possui o produto néctar de laranja em uma linha secundária, no entanto, estudos de consumidor vêm demonstrando que este 2º produto não é um forte concorrente para outros dois produtos que apresentam como atrativo o fator preço final para o consumidor.

Neste sentido, considerando que as propriedades sensoriais em néctar de frutas são fundamentais na decisão de compra e consumo do produto, a industria optou por um investimento de investigação sensorial nos seus dois produtos, buscando informações que subsidiem o investimento futuro no marketing dos seus produtos, para tanto, tem como propósito verificar se o produto de 1ª. linha (laranja caseira) mantém sua propriedades sensoriais melhores do que as de dois fortes concorrentes e ainda se é superior ao do seu produto de 2ª. linha. E ainda, verificar a qualidade sensorial dos seus dois produtos em relação aos concorrentes em relação as características que o consumidor avalia como mais importantes no produto como a cor, aroma de laranja, acidez, doçura e sabor de laranja.

Para atender às necessidades desta industria, o LabSenso propôs aplicar testes de caráter mais analíticos, conforme descrito abaixo:

  1. Teste de comparação múltipla - para avaliar a diferença entre o produto de 1ª. linha e os dois  produtos concorrentes e ainda o produto de 2ª. linha da mesma marca. Assim,  o produto Néctar de laranja caseira foi considerado como amostra de referencia. Foram elencados descritores considerados importantes para esta categoria de produto, sendo eles: cor característica de néctar de laranja, aroma de laranja, gosto ácido, doçura e sabor característico de néctar de laranja. Os testes foram conduzidos em quatro replicatas, com intervalo de duas sessões.

  1. Teste de Escalas  - para analisar parâmetros de qualidade, o LabSenso optou pela utilização de testes de escala, contudo, ainda buscou correlacionar dois tipos de escalas, buscando verificar qual das escalas poderia ser mais adequada para a análise do produto. Assim, procedeu-se os testes com Escala Estruturada de nove pontos ancorada nas extremidades e central e Escala Não Estruturada de 9cm ancorada nas extremidades. Sendo que cada teste foi desenvolvido com um grupo de seis provadores com três repetições. Os descritores analisados nos dois testes foram:cor característica de néctar de laranja, aroma característico de laranja, acidez, doçura, sabor característico de néctar de laranja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com