TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Prática Tecnologia de Bebidas - Produção de Néctar

Por:   •  27/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB

Superior de Tecnologia de Alimentos –EAD

Joacy Raimundo França

Professora: Girlayne Veloso Pinheiro

                                          Relatório de Prática Tecnologia de Bebidas

  1. Introdução

O Brasil está perdendo seus alimentos tradicionais. Alimentos nutritivos e saborosos, que faziam parte das refeições familiares foram aos poucos sendo esquecidos e desvalorizados. Segundo Rotenberg (2012), o abandono gradual desses alimentos se dá por transformações oriundas da urbanização, da industrialização, do desenvolvimento de tecnologias, [...].

Mas, conforme relato de CASIMIRO (2018), em 2014 houve um grande avanço dentro do campo da alimentação, a publicação do Guia Alimentar para a População Brasileira, trazendo consigo propostas inovadoras, como as orientações sobre como combinar alimentos na forma de refeições e o reconhecimento da regionalização do alimento, [...] do Brasil.

Citando MAIA et al., (2009), a utilização de frutas para elaboração de sucos possibilita maior variedade na sua oferta e é uma alternativa para a utilização dos excedentes de produção. [...], tais como néctares e sucos. [...]. Também pode ser visto como um resgate da alimentação regionalista.

E, Segundo a legislação brasileira (Instrução Normativa), néctar de frutas é a bebida não fermentada, obtida da dissolução, em água potável, da parte comestível do fruto e açúcares, destinado ao consumo direto, podendo ou não ser adicionado de ácidos (Brasil, 2003. Ainda segundo a Instrução Normativa, o néctar cuja quantidade mínima de polpa de uma determinada fruta não tenha sido fixada em Regulamento Técnico específico deve conter no mínimo 30% (m/m) da respectiva polpa, ressalvado o caso de fruta com acidez ou conteúdo de polpa muito elevado ou sabor muito forte e, neste caso, o conteúdo de polpa não deve ser inferior a 20% (m/m).

Parafraseando MATTIETTO et al., (2007), as frutas brasileiras tem um grande potencial comercial, e as indústrias de alimentos tem investido na elaboração de néctares de frutas em forma de blends, produzindo desta forma bebidas nutritivas e com aceitação sensorial e comercial.

  1.  As frutas

O umbu, citando Lorenzi et al., (2006), é uma fruta de polpa suculenta, com sabor doce acidulado e muito agradável, além de rica em vitamina C e minerais.

A escolha do melão deu-se pelo alto teor de sólidos solúveis. Conforme Artés at al., (1993), o teor de sólidos solúveis tem sido apontado como a característica mais importante da qualidade de fruto de melão.

Diante disto, os objetivos desta prática trabalho é desenvolver um néctar misto de umbu com melão e realizar avaliação sensorial.

  1. Materiais e métodos

  1. Matéria prima, ingredientes e utensílios

A escolha do umbu foi por ser uma fruta regional e de período sazonal curto, entre dezembro e março. Quanto ao melão, pelo fato de ser um fruto pouco explorado comercialmente na forma de nécta.

Para o desenvolvimento dos néctares foram utilizadas polpas comerciais congelada de umbu e melão in natura, adquiridos em supermercado local. Como ingredientes, foram utilizados açúcar refinado comercial e água mineral.

  1.  Preparo do néctar

Para a elaboração do néctar misto foram utilizados 300g (15,9%) de polpa de umbu, 250g (13,26%) de polpa de melão com casca, 1,2 l (63,66%) de água, 135g (7,16%) de açúcar, liquidificador e utensílios de cozinha.

 Os ingredientes foram homogeneizados em liquidificador doméstico, em velocidade máxima por dois minutos. Na sequência procedeu-se coma pasteurização do néctar em fogão doméstico a 90 °C por dois minutos; em posterior etapa, foi feito o resfriamento do néctar em banho de gelo até 0 °C.

Após a mistura estar pronta, procedeu-se com o envase. O envase foi em garrafas pet com tampa roscada, com capacidade para 1,5l e, por fim armazenada sobre refrigeração (doméstica) para após 24h fazer então a avaliação sensorial.

2.3 Registro fotográfico

[pic 2]

 [pic 3]

[pic 4]

  1. Resultado e discussão

O produto final apresentou características físicas e sensórias típicas de néctar de frutas, com um sabor muito agradável e, tendo sucintamente o sabor do melão se sobressaído na mistura, ainda que se perceba o tom acidulante do umbu.  

  1. Conclusão

Constatou-se que a fabricação de um néctar de frutas(misto) pode ser realizado sem muitas dificuldades, visto que é uma técnica simples e de fácil controle, desde que se observe as recomendações tanto sanitárias quanto de padronização da formulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (189.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com