TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição

Tese: Nutrição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Tese  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

Profissão: Nutricionista

É atividade profissional que presta assistência a indivíduos e coletividades (sadios e enfermos); planejam, organizam, administram e avaliam unidades de alimentação e nutrição; efetuam controle higiênico-sanitário; participam de programas de educação profissional; podem estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos.O Nutricionista está inscrito na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO),do TEM,desde 1982,sob código 2237-10.

Área de Conhecimento:

O curso de nutrição engloba uma série de conhecimentos na área de ciências biológicas. Como fisiologia, bioquímica, e biologia. Também estão intimamente ligadas a ciências comportamentais e humanas, tais como sociologia, antropologia e economia.

Especificações:

O curso de Nutrição e oferecido na modalidade de bacharelado. Possui duração média de 4 anos. O curso de Nutrição tem o objetivo de formar um profissional que será capacitado para trabalhar em sintonia com os princípios éticos e técnicos necessários na área de Nutrição. Alem disso, o curso, conta com disciplinas q proporcionam uma formação humanística, básica e profissionalizante, que inclui a realização de estágios curriculares supervisionados, para preparar o aluno a identificar na diversidade social, econômica e mercadológica, as necessidades nutricionais de indivíduos e das comunidades.

Especialidades:

• Unidades de alimentação e nutrição (UAN): Alimentação Escolar e Alimentação do Trabalhador

• Nutrição clínica: hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e SPA; ambulatórios; banco de leite humano (BLH);lactários/centrais de terapia nutricional;atendimento domiciliar.

• Saúde Coletiva: Políticas e programas institucionais; atenção básica em saúde; vigilância em saúde.

• Indústria de Alimentos: desenvolvimento de produtos.

• Marketing de Alimentos e Nutrição.

• Nutrição em esportes: clubes esportivos; academias e similares.

• Docência: ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação de cursos.

Abrangência no País:

Em 24 de outubro de 1939 foi criado o primeiro curso de Nutrição do Brasil na Faculdade de Saúde publica da Universidade de São Paulo (USP). A regulamentação da profissão de nutricionista ocorreu em 24 de abril de 1967, quando foi sancionada pelo então Presidente da República, General Artur da Costa e Silva, a Lei nº 5.276, que dispõe sobre a profissão de nutricionista, regula seu exercício e dá outras providências. Esse instrumento legal vigorou até 17 de setembro de 1991, quando foi revogado pela Lei nº 8.234, atualmente em vigor.

No Brasil, a prática profissional do nutricionista tem envolvido ações diversas, não apenas voltadas para a doença, como para a promoção da saúde, como atesta a atuação do nutricionista nas áreas de esporte e também em comunidades. As leis e políticas que regem o setor, desde os anos 40, vêm organizando estas práticas no contexto da emergência de novos padrões de desenvolvimento econômico e industrial, o incentivo à promoção e preservação da saúde, de forma ampliada, estimulou no nutricionista uma mentalidade preventiva e de equipe, tornando a investigação do fator alimentar um aspecto determinante para a promoção da saúde.

Esta mobilização para a qualificação e para o redirecionamento do papel social do nutricionista vai, aos poucos, consolidando a profissão no mercado. Os planos nacionais de desenvolvimento do setor são fatores importantes para uma melhoria na qualificação técnica do perfil dos profissionais desde então. No entanto, com o Diagnóstico Nacional dos Cursos de Nutrição, em 1981, começaram a surgir críticas à formação acadêmica do nutricionista, devido principalmente à percepção de um crescente distanciamento entre formação e prática. Esta questão parte de um processo de formação da identidade do nutricionista que vai definindo no tempo seus limites e perfis. O modelo ambientalista, a participação nas ONG, bem como a crescente mobilização da área ligada à Nutrição Esportiva, são parâmetros importantes para pensar a identidade deste profissional, hoje. Esta pesquisa tem por objetivo identificar as áreas de atuação do nutricionista e as atribuições por segmentos, tendo como base sua inscrição nos Conselhos Regionais de Nutricionistas. Os Conselhos se dividem em sete regiões do território nacional, (Vide Anexo I), sendo formados por aproximadamente 34.410 profissionais. A análise levará em conta a inserção destes nas diversas áreas em que atuam, a partir de uma amostra de 2.492 nutricionistas, distribuídos de forma aleatória entre as várias áreas, a saber: Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Ensino/Educação, Indústria de Alimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com