TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Hospi

Seminário: Nutrição Hospi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Seminário  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

“Quando a dieta esta errada, a medicina e inútil. Quando a dieta esta certa, a medicina e desnecessária.”

(Provérbio Ayurveda)

A alimentação exerce um papel fundamental na vida do ser humano, é utilizada como medida terapêutica, única ou auxiliar, no tratamento de doenças, interfere no crescimento, no desenvolvimento e na manutenção da saúde. Deve ser adequada ao estado em que o indivíduo se encontra, quer seja ele sadio ou doente, de forma a ofertar ao organismo todos os nutrientes necessários para manter ou recuperar seu estado nutricional.

A dieta hospitalar, na perspectiva dos que á produzem e ineficiente, de acordo com á pesquisa feita pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Revista de Nutrição, Campinas, março/abril de 2006), conclui-se que são necessários esforços para mudanças na cultura alimentar hospitalar, a fim de constituir uma visão da assistência nutricional hospitalar na qual a dieta hospitalar e a atenção nutricional possam ser parte importante do tratamento do paciente hospitalizado e colaborem com a qualidade da experiência de internação. É interessante saber que é possível melhora do quadro clínico de um paciente tendo foco somente na alimentação voltada ao seu problema.

Alimentação Hospitalar visa o fornecimento de dietas, dietas especiais, assegurando uma alimentação balanceada e em condições higiênicas sanitárias adequadas, englobando a operacionalização e desenvolvimento de todas as atividades de produção, administrativas e de apoio à nutrição clínica e ambulatorial.

O cardápio hospitalar deve levar em consideração também a variedade de alimentos, os hábitos alimentares dos pacientes (para que a dieta não seja radicalmente diferente daquela à qual seu organismo está acostumado), sua necessidade nutricional e calórica e o direito do paciente a conversar com o responsável pelo serviço, buscando uma melhor aceitação e equilíbrio em sua dieta.

Lembrando que é essencial utilizar alimentos sempre de boa qualidade, bem como os utensílios usados para seu preparo.

Verifica-se que a alimentação adequada é um fator que merece destaque no tratamento dos pacientes, seja atuando diretamente na cura da doença ou como medida coadjuvante na evolução clínica dos pacientes internados.

“Que a alimentação seja o teu único remédio.”

(Hipócrates)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com