TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição e Aids

Por:   •  22/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁCIO/CEREBRA:  FATORES DE RISCO: HAS dobra o Risco, DM 2x a 6x maior o risco, Presença de estenose carotídea e FA são os fatores de risco mais fortes. Tabagismo, Obesidade, Sedentarismo, Abuso do Álcool,.

ACIDENTE VASCULAR ISQUÊMICO: Ataque Isquêmico Transitório (AIT): quando todos os sinais e sintomas neurológicos retornam em 24h.

AVE: sinais e sintomas neurológicos duram mais de 24h.

Isquêmico: causado por uma oclusão vascular localizada, levando a interrupção de glicose e oxigênio ao tecido cerebral, afetando subsequentemente os processos metabólicos da região envolvida.

Hemorrágico: além da oclusão ocorre o extravasamento de sangue para região envolvida.

Diagnóstico rápido: Escala FAST - F (Face) – Alguma alteração na fala, A (Arms) – Diferença entre a altura dos braços elevados. S (Speech) – Alteração na Fala , T (Time) - Agir Rápido.

Quadro clínico - Os sintomas variam de acordo com a região do cérebro afetada , Diminuição da sensibilidade e/ou força contralateral, Afasia, Disartria, Hemionopsia parcial ou completa, Alteração consciência e confusão, Fisiopatologia da Acidente Vascular Encefálico Isquêmico, Oclusão aguda em um vaso intracraniano reduz o fluxo sanguíneo para a região que ele supre. Queda do fluxo para zero causa morte do tecido em 4 a 10 minutos. O tecido envolta da região central da infarto mostra-se isquêmicos, porém sua disfunção é reversível e denomina-se Penumbra Isquêmica.

Segundo a European Stroke Iniative 2003, existem 6 pilares na abordagem do AVE Agudo: 1- Exames para confirmar o diagnóstico e permitir a tomada de decisões terapêuticas, 2- Tratamento das condições gerais que influenciam o prognóstico funcional a longo prazo (PA, Temperatura Corporal, glicemia), 3- Tratamento específico dirigido a aspectos particulares da patogenia do AVE, como a recanalização do vaso ocluído ou prevenção dos mecanismos que conduzem à morte neuronal (Neuroproteção), 4- Profilaxia e tratamento das complicações, tanto médicas (aspiração, infecções, úlceras de decúbito, trombose venosa profunda ou TEP) como neurológicas (convulsão, edema como efeito massa), 5- Prevenção secundária precoce, para reduzir a incidência da recorrência precoce de novo AVE, 6- Reabilitação precoce.

NEUROIMAGEM - A tomografia  computorizada craniana  (TC)  sem contraste, deve ser efetuada antes do ínicio do tto específico, AVE isquêmico, Hemorragia intracerebral, Hemorragia   subaracnoideia,  Permite o Dx precoce.

Com  a  angiografia   por  tomografia   computorizada, usando  a  TC espiral, pode-se confirmar de forma rápida o e segura o grau de lesão.

A ultrassonografia-Doppler: das artérias extra e intracranianas permite a identificação de oclusões e estenoses arteriais.

ANATOMIA VASCULAR ENCEFÁLICA

A. cerebral média – principal artéria do cérebro e mais acometida no AVEI - Ramos lentículo-estriados: tálamo / gânglios da base / cápsula interna – AVE lacunar  --Ramo superior: córtex e substância subcortical de quase todo lobo frontal (córtex motor piramida

cerebral anterior – irriga porção anterior, medial e orbitária do lobo frontal: porção anterior cápsula interna  corpo amidalóide / hipotálamo anterior / parte da cabeço do núcleo caudado

A. coróida interna – cápsula interna (juntamente com a cerebral média)

A. cerebral posterior – lobo occipital

Vertebro-basilar – tronco encefálico e cerebelo

MEDIDAS ESPECÍFICAS PARA TTO: Se for previsível o uso de trombolítico não se deve usar AAS. Após o uso de trombolítico não se deve usar AAS por 24 horas.. Heparina em dose baixa ou de baixo peso molecular  para prevenção de TVP e TEP.

TTO Trombolítico -Critérios de Inclusão: rotocolo para uso do Trombolítico:

AVE isquêmico em qualquer territórioencefálico, Possibilidade de se estabelecer precisamente o horário do início dos sintomas, Possibilidade de se iniciar a infusão do trombolítico dentro de 4,5 horas após o início dos  sintomas

Critérios de Exclusão: Uso de Anticoagulantes orais com tempo de pró-trombina (TP) >15 segundos, Uso de Heparina nas últimas 48 horas com TTPa elevado, AVE isquêmico ou TCE grave nos últimos 3 meses.

História pregressa de alguma forma de hemorragia cerebral (hemorragia subaracnóidea ou cerebral) ou história de malformação vascular cerebral, TC de crânio  com sinais precoces de infarto, Cirugias de grande porte ou procedimentos invasivos dentro das últimas 2 semanas, Hemorragia geniturinária ou gastrointestinal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com